Como a carne vermelha contribui para restabelecer a imunidade do corpo humano?

Presidente do Hospital de Amor Henrique Prata reconheceu papel da carne bovina na recuperação dos pacientes em tratamento de câncer

Fundador e presidente do Hospital de Amor, uma das maiores referências mundiais no combate ao câncer, o empresário e filantropo Henrique Prata atestou em depoimento recentemente a importância da carne bovina para restabelecer a força das pessoas tratadas nas unidades do hospital.

“As pessoas sabem da minha missão como presidente do Hospital de Amor, como a área de câncer é tão importante na minha vida. […] Em toda parte do mundo que eu já visitei, eu sempre procurei saber o que havia de melhor para restabelecer a pessoa que entra em tratamento de câncer. Ela tem uma perda de imunidade, ela tem uma deficiência violenta – sejam crianças ou adultos. A carne vermelha é um elemento essencial para restabelecer a condição de elevar a defesa, a imunidade das pessoas. Por isso nós nunca cancelamos o consumo de carne vermelha. Existe equilíbrio em todos os sentidos em nosso hospital e a carne vermelha é um elemento essencial na vida do hospital”, disse Henrique Prata, que também é pecuarista criador de Nelore (assista o depoimento completo no vídeo ao final da página).

Ao Giro do Boi desta sexta-feira, dia 31, o médico cardiologista Nabih Amin El-Aouar concedeu entrevista para comentar o tema. “A carne vermelha é um alimento fundamental e vital para a saúde humana. Isso em todos os segmentos da vida, desde o nascimento até o último dia de vida. Especialmente na fase infantil, na fase fértil da mulher, em termos de reprodução, durante a gestação e na terceira idade. Ela constitui um alimento fantástico em termos de uma harmonização de todas as vísceras, do tecido muscular, do tecido esquelético e, especialmente, do segmento cognitivo – a parte cerebral. Se nós hoje somos estas pessoas inteligentes e com tantas ações positivas, nós devemos isso à carne vermelha. Foi a carne vermelha que transformou o Homo sapiens neste ser tão inteligente e capacitado”, salientou o cardiologista, que também é pecuarista e presidente, pelo segundo mandato, da ACNB, a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil.

+ Falta de carne bovina compromete desenvolvimento das crianças, afirma doutoranda da USP

Nabih elencou os componente da carne bovina que reforçam a imunidade do corpo humano, essencial na recuperação de pacientes enfraquecidos, como os que lutam contra o câncer ou até mesmo aqueles que querem prevenir ou se curar da Covid-19.

“A carne vermelha é uma rica fonte de proteína. Além disso, ela tem dentro da sua cadeia aminoácidos essenciais com valor fantástico para a saúde humana. Dentre seus elementos tem o magnésio, o zinco, selênio, vitamina B6, os ácidos graxos linoleicos, que são extremamente eficazes para a imunidade do ser humano. Então num momento como este que nós estamos vivendo, da Covid-19, uma boa alimentação é fundamental para prevenção e até mesmo como terapêutica e a carne vermelha está inserida entre os principais alimentos para esta indicação”, enalteceu.

+ Quais são as diferenças nutricionais entre as fontes de proteína vermelha e vegetal?

Nabih completou ainda citando os benefícios que a carne vermelha, como consequência de suas propriedades, traz para o bem-estar das pessoas. “O interessante é que a carne, além de tudo que nós comentamos, melhora o seu astral. Ela reduz a depressão, aumenta a força muscular. Para os esportistas e atletas, ela é fantástica, ela aumenta a massa muscular magra e, em todos segmentos, como eu disse, ela é extremamente importante”, frisou.

“Há dez meses eu me tornei vovô. Vovô de Sofia e, em fevereiro próximo, serei vovô de novo, vovô de Nabihzinho. A alimentação de Sofia é variada, ela está com dez meses, então ela come grãos, hortaliças, frutas, verduras e também carne. Quando chega no prato a porção da carne, ela se saboreia tanto que ela começa a chorar, ela já não aceita mais nenhum alimento, ela deseja apenas a carne. Então veja bem, isto numa criança de dez meses de idade. Esta paixão pela carne é do brasileiro, é da população mundial. Comer carne vermelha é ser mais feliz, é ser mais saudável. […] Produtores rurais são produtores de alimentos, produtores de vida, e a carne é um destes alimentos que é essencial para a saúde humana”, reconheceu o cardiologista.

+ História da carne bovina acompanha a evolução da humanidade

+ Zootecnista cria startup que mostra importância da carne bovina da produção ao consumo

CIRCUITO NELORE DE QUALIDADE 2020
Nabih aproveitou sua participação no programa para atualizar suas impressões sobre o desenvolvimento do Circuito Nelore de Qualidade 2020, que até este final de julho já cumpriu nove etapas.

“Antes de comentar sobre esta régua que só sobe, eu tenho que comentar esta parceria fantástica entre ACNB, Friboi e a Matsuda. Isto é que mudou todas as condições da organização deste evento, que se tornou a maior competição do mundo de julgamento de carcaças bovinas. No início da nossa gestão, nós estávamos com seis a sete etapas. O ano passado chegamos a 26 etapas do Circuito Nelore de Qualidade e este ano a programação é para 40 etapas. então nós temos que elogiar toda equipe do friboi, a equipe da Matsuda também, que nos auxilia neste projeto. E este projeto está levando um benefício enorme a todos os pecuaristas brasileiros, para aqueles que participam avaliando seu rebanho e para aqueles que não participam, mas aprendem através do Giro do Boi, das nossas lives, eles se capacitam para tornar o seu rebanho melhor e, com isso, levar animais mais qualificados ao abate. E acabam também tendo uma maior rentabilidade, uma premiação pela qualidade do rebanho que estão levando ao frigorífico. Isso é muito legal”, concluiu.

+ Veja quem lidera o ranking do Circuito Nelore 2020 até o final de julho

Confira o depoimento de Henrique Prata e a entrevista completa com Nabih Amin El-Aouar pelo player a seguir:

Sair da versão mobile