Índices sempre acima dos 90% de taxa de prenhez por meio da inseminação artificial por tempo fixo e uma desmama tanto de bezerros brancos como cruzados de mais de 265 kg. Esse é o resultado do manejo reprodutivo da Fazenda Venturoso, propriedade localizada em Novo Horizonte do Oeste, em Rondônia.
No quadro Giro do Dia que foi ao ar nesta quinta-feira, dia 10, o originador do Friboi no escritório de Pimenta Bueno Matheus Roz registrou a desmama da bezerrada da fazenda, que valida todas as escolhas do manejo reprodutivo, como o sistema de touro zero. “Vamos acompanhar uma desmama de uma bezerrada que, olha, é um espetáculo! A Fazenda Venturoso vem produzindo animais de qualidade, tanto na engorda dos bois como das fêmeas e também vem produzindo muita bezerrada de alta qualidade. Os animais são inseminados e a fazenda, já há mais de cinco anos, é ‘touro zero’”, introduziu o originador.
O médico veterinário Osvaldo Juliatti Venturoso, filho do patriarca da propriedade Osvaldo Venturoso, destacou que o resultado expressivo da estação de monta passa também pela nutrição das vacas. “Hoje a gente está aqui realizando mais uma desmama na Fazenda Venturoso e logo atrás da gente aqui estão as matrizes. O que chama muita atenção é o escore corporal dessa vacada, que é um trabalho que a gente vem realizando durante os anos. Se observar o escore corporal dessa vacada, ele está excelente. A gente está realizando a desmama hoje e é uma vacada toda que passou pela inseminação artificial, então elas já estão prenhes de touros consagrados. É agora que a gente vai ver a progênie que elas estão oferecendo para nós”, observou o veterinário.
+ Para eu ter boas matrizes, basta que as vacas sejam filhas de touros provados?
+ Baixo escore corporal é principal causa de resultado negativo na reprodução
Na desmama, os números validaram as escolhas da fazenda, com a bezerrada meio-sangue Angus pesando 266 kg, entre machos e fêmeas. “A gente está vendo uma bezerrada meio-sangue Angus, uma bezerrada toda fruto de inseminação aqui da safra 2020/21 da Fazenda Venturoso, uma bezerrada que hoje está sendo desmamada fechando os seus oito meses de vida”, detalhou Osvaldo.
Já os bezerros Nelore fecharam a desmama com média de 267,85 kg. “A fazenda hoje trabalha com touro zero, então a gente tem a safra de Angus e a safra de Nelore. […] Esse lote de Nelore são bezerros também frutos de inseminação artificial, […] uma bezerrada que está sendo desmamada hoje também. […] O que chama atenção também é a tranquilidade dos bezerros, essa docilidade. As fêmeas também são bem dóceis, assim como as mãe desses animais”, destacou o veterinário.
+ Mães de primeira viagem, novilhas Nelore chamam atenção por docilidade com manejo dos bezerros
O especialista aprovou os resultados do sistema escolhido para a estação de monta realizada na Fazenda Venturoso. “Outra coisa que chama atenção também é que é uma propriedade que só se realiza a inseminação artificial, ou seja, a gente não tem touro na propriedade e há cinco anos a gente já vem realizando esse trabalho de touro zero. Dentro desses cinco anos, todos os anos a gente tem índice acima de 90%, que é um índice espetacular que a fazenda tem e está mantendo durante os anos”, afirmou Osvaldo.
Veja pelos links a seguir o acompanhamento da desmama da Fazenda Venturoso em 2019 e 2020, respectivamente:
+ Fazenda em Rondônia alcança 96% de taxa de prenhez com IATF e ressincronização
+ Fazenda no interior de Rondônia celebra 98% de prenhez e mostra a desmama
O originador Matheus Roz confirmou que não é só a fazenda que fica satisfeita com o resultado, como também os clientes compradores dos bezerros criados lá. “Pode acreditar que fazem fila! Toda a equipe da Fazenda Venturoso vem fazendo um belo trabalho, um espetáculo de trabalho, melhorando a genética de Rondônia, aumentando a produção de carne de qualidade, o nosso PIB, que está partindo daí. É show de bola, é fantástico! [… Quem compra também fica bem satisfeito. […] É muita qualidade no curral!” reconheceu Roz.
Equipe da Fazenda Venturoso, em Novo Horizonte do Oeste-RO, na desmama da safra 2020/21
Leia também:
+ Sítio em RO desafia novilhas aos 14 meses e tira três crias antes do abate
+ Inseminação artificial cresce 28% em 2020 e chega a 77% dos municípios do Brasil
+ IATF cresceu 400% em 20 anos, mas tem gargalos primários; saiba como resolver
Confira o vídeo completo do quadro Giro do Dia clicando no player a seguir: