Depois de uma boa lavoura de milho para produção de silagem, qual a cultura ideal para a cobertura de solo? Assista ao vídeo abaixo e confira a resposta detalhadamente.
A questão foi levantada pelo telespectador e pecuarista Rodolfo Meloni, da região de Jaíba, no norte de Minas Gerais.
O esclarecimento foi um dos destaques do quadro Giro do Boi Responde desta terça-feira, 18. Ele escreveu para o Giro do Boi e disse que é criador de Senepol e gostaria de informações sobre a produção de silagem.
Meloni diz que colhe 100% da matéria verde plantada e pergunta se é necessário fazer um novo plantio de cobertura para proteger o solo, por exemplo, com a leguminosa crotalária.
Quem respondeu a pergunta foi a doutora em zootecnia Janaína Martuscello.
O ideal para a fazenda é o plantio do próprio capim, o que faria o produtor adotar um sistema de integração lavoura-pecuária (ILP).
“É preciso ver as variedades de capins mais recomendadas para a região como plantas forrageiras decumbens”, diz Martuscello.
Ela também recomenda o plantio de leguminosa com a incorporação dessa leguminosa no solo.
Tem dúvidas? Envie sua pergunta
Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.
Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.