TERRA BEM CUIDADA

Cobertura de solo: quais as melhores opções após o cultivo de milho para silagem

Confira as recomendações da doutora em zootecnia Janaína Martuscello para manter essa planta daninha longe das fazendas. Assista ao vídeo

Depois de uma boa lavoura de milho para produção de silagem, qual a cultura ideal para a cobertura de solo? Assista ao vídeo abaixo e confira a resposta detalhadamente.

A questão foi levantada pelo telespectador e pecuarista Rodolfo Meloni, da região de Jaíba, no norte de Minas Gerais.

O esclarecimento foi um dos destaques do quadro Giro do Boi Responde desta terça-feira, 18. Ele escreveu para o Giro do Boi e disse que é criador de Senepol e gostaria de informações sobre a produção de silagem.

Meloni diz que colhe 100% da matéria verde plantada e pergunta se é necessário fazer um novo plantio de cobertura para proteger o solo, por exemplo, com a leguminosa crotalária.

Quem respondeu a pergunta foi a doutora em zootecnia Janaína Martuscello.

O ideal para a fazenda é o plantio do próprio capim, o que faria o produtor adotar um sistema de integração lavoura-pecuária (ILP).

“É preciso ver as variedades de capins mais recomendadas para a região como plantas forrageiras decumbens”, diz Martuscello.

Ela também recomenda o plantio de leguminosa com a incorporação dessa leguminosa no solo.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.

Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Sair da versão mobile