Nesta sexta, 24, no quadro Giro pelo Brasil, o coordenador de vendas da Boehringer Saúde Animal Pedro Santos falou sobre um treinamento realizado pela companhia nas Fazendas Buritirana, Santa Tereza e Nativa, clientes do Programa Soma no estado do Maranhão.
O treinamento teve foco nas boas práticas de conservação das vacinas, manutenção dos equipamentos utilizados e local correto da vacinação para esta campanha de imunização contra aftosa. “Não adianta comprar uma vacina referência no mercado de sanidiade e aplicar fora da temperatura adequada, com uma agulha curta ou longa demais, o que pode causar abscesso intramuscular”, avisou Santos.
O profissional listou cinco pontos de atenção para garantir a imunização do rebanho sem problemas:
1 – Escolher uma vacina de qualidade;
2 – Conservar a vacina entre 2ºC e 8ºC, evitando contato direto do frasco com gelo;
3 – Vistoriar o material antes de aplicar a vacina, como as pistolas, que devem ser adequadas para os frascos de 50 ml, devem estar limpas e fervidas em água por cerca de dez minutos e com as borrachas conservadas;
4 – Escolher a agulha adequada. Na média das categorias, agulhas 15×15 ou 15×18
servem bem para a vacinação contra a aftosa. Para os bezerros, uma agulha 12×15 é mais certeira para conclusão do processo;
5 – Ponto de aplicação: deve ser na tábua do pescoço, no triângulo à frente da escápula. “Assim você consegue fazer prega no couro para que não haja refluxo”, acrescentou Santos.
Leia também
+ 8 passos para evitar a reação vacinal e a perda de até 6,5 kg por cabeça
Veja o vídeo completo abaixo: