Chuvas se intensificam no Sudeste, Centro-Oeste, Norte e sertão da Bahia

Meteorologista apontou ainda frente fria que derruba temperaturas de forma acentuada, principalmente nas capitais dos estados do Sul e Sudeste

“No final de semana as chuvas mais fortes atingem grande parte do Centro, Norte e Nordeste do Brasil”, anunciou na previsão do tempo desta sexta, 30, o meteorologista Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet.

“Vamos ter chuva prolongada durante três quatro dias nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, indo até a Região Amazônica também pegando o Sudeste. No domingo, a umidade sobe mais ao Norte e Nordeste e as chuvas são bem vindas inclusive lá no Sertão”, confirmou Schneider.

Segundo o especialista, o volume previsto para as precipitações é expressivo. “(Os mapas) projetam nessas áreas mais chuvosas volumes de 100 mm nesses próximos dias. É uma acumulado bem razoável. Algumas áreas devem passar disso, talvez chegar aos 150 mm nessa parte do sudoeste da Bahia, entre Goiás e Tocantins, pegando esse nordeste do Mato Grosso. Então essas áreas mais avermelhadas significam bastante chuva”, detalhou

Ao mesmo tempo, uma frente fria derruba temperaturas em algumas regiões. “Vai fazer uma queda bem pronunciada na temperatura. Serão três a quatro dias com temperaturas bastante baixas em toda a faixa leste da Região Sul. Vai pegar massa de ar frio no Oceano Atlântico e empurrar esse ar frio até a Bahia. […] O ar frio ganha força e se desloca. Vai fazer bastante frio nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro, no Espírito Santo, também região de Porto Alegre e Curitiba. No interior, não faz tanto frio, mas em relação ao que vinha acontecendo nos meses de setembro e outubro, comparando com aquela onda de calor, as temperaturas vão baixar bastante”, alertou.

Schneider respondeu ainda dúvidas de telespectadores, começando por uma pergunta vinda de Nova Friburgo-RJ a respeito do calor e das chuvas. “A gente percebeu nos mapas anteriores que tem previsão de chuva lá no Rio de Janeiro e continua previsão de chuva para semana que vem. Como um todo nos próximos meses essa região, entre novembro, dezembro e próximo de janeiro de 2021 vai ter chuva, ou deve ter chuva acima da média. [..] Como algumas outras regiões, entre o Centro-Oeste e parte do Sudeste. E em novembro, principalmente, mas dá pra dizer também que dezembro e parte de janeiro vai ter temperatura bem abaixo da média. Então essa região, em novembro, vai ter bastante frio, a gente vai ver que vai ser período prolongado de temperaturas baixas nesta região”, projetou.

Outra pergunta foi a respeito do calor forte e estiagem em Aracoiaba, norte do Ceará. “Com as condições atuais de La Niña, que é o resfriamento do Oceano Pacífico – o fenômeno deve atingir uma intensidade forte nessas próximas semanas e durante os dois próximos meses – e com a condição de água quente favorável às instabilidade que vem do Oceano, essa região lá do Ceará tem uma condição de pelo menos chuva dentro do normal, ou talvez um pouco acima. Então condição bastante boa, eu diria bem razoável de chuvas, podendo ficar um pouco acima do normal lá na região de Aracoiaba, no Ceará”, estimou.

Veja a previsão com detalhes dos mapas no vídeo a seguir:

Sair da versão mobile