Segundo o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, o cenário climático para o próximo mês traz uma combinação de chuvas e calor ao Brasil, essenciais para o agro. A partir da segunda semana de novembro, o calor se intensificará, com temperaturas chegando a 36°C, especialmente entre os dias 10 e 15. Esse período promete trazer umidade ao solo, importante para a recuperação das pastagens e início da safra 24/25. Assista ao vídeo abaixo e confira.
A previsão ainda indica que, neste sábado, temporais atingirão áreas do Centro-Oeste e do interior de Minas Gerais, com ventos de até 60 km/h e alta atividade elétrica.
O alerta é para que os pecuaristas evitem atividades de campo durante o fim de semana, priorizando a segurança frente a condições climáticas adversas.
Chuvas progressivas e aumento na umidade do solo
As chuvas serão constantes em novembro, com volumes de até 80 mm nos próximos cinco dias, especialmente em Minas Gerais, Espírito Santo e no Centro-Oeste.
A segunda quinzena do mês promete mais precipitação, distribuída por várias regiões de pastagens, beneficiando o preparo da safra e a recuperação da vegetação.
Distribuição do clima pelo Brasil
Enquanto no Centro-Oeste e Sudeste o clima se mostra favorável para o agro, o sul do Brasil deve registrar mínimas em torno de 10°C, sem risco de geada. Já nas regiões Norte e Nordeste, como Rondônia e Matopiba, o calor se mantém, com máximas entre 36°C e 37°C.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.