As previsões meteorológicas apontam que a chegada das chuvas, ainda que de forma esparsa, pode trazer algum alívio para as pastagens nas regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil. Assista ao vídeo abaixo e confira essa história.
O tempo mereceu destaque no quadro Giro do Tempo exclusivamente no site do Giro do Boi, nesta quinta-feira, 8 de agosto.
O prognóstico climático vem do meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, que destacou que um ciclone se formando traz uma frente fria que começa a avançar sobre a região Sul do Brasil.
Com isso, há expectativa de chuva para São Paulo e Mato Grosso do Sul, e há risco de trovoadas nesta quinta-feira, dia 8.
Chuvas e riscos de geada
Em Vacaria, no Rio Grande do Sul, espera-se uma quinta e sexta-feira chuvosa, com mínimas que podem chegar a 1°C no sábado, aumentando o risco de geada.
Essas condições podem ser benéficas para a recuperação das pastagens, especialmente em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, com acumulados de 20 a 25 mm.
Situação crítica no Tocantins e região central
No entanto, a situação no Tocantins e na região central do Brasil continua crítica. A previsão é de tempo quente e seco para as próximas semanas, com temperaturas máximas de até 40°C.
Isso causa restrição hídrica e estresse térmico no gado confinado. Na região Norte, Matopiba, e parte de Minas Gerais e Espírito Santo, o tempo permanece ensolarado, com máximas de 37°C a 38°C.
Embora as chuvas tragam algum alívio, os volumes previstos de 5 a 10 mm no interior da região Sudeste e no Mato Grosso não são suficientes para resolver os problemas dos pecuaristas.
Volumes insuficientes para resolver problemas
As pastagens podem se beneficiar da umidade, mas ainda enfrentam desafios significativos, incluindo o risco de incêndios e estresse térmico no gado.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.