GIRO DO TEMPO

Chuvas podem ajudar na recuperação do pasto, mas desafios permanecem

Prognóstico climático alerta para risco de incêndios em diversas regiões brasileiras

Chuvas podem ajudar na recuperação do pasto, mas desafios permanecem
Chuvas podem ajudar na recuperação do pasto, mas desafios permanecem

As previsões meteorológicas apontam que a chegada das chuvas, ainda que de forma esparsa, pode trazer algum alívio para as pastagens nas regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil. Assista ao vídeo abaixo e confira essa história.

O tempo mereceu destaque no quadro Giro do Tempo exclusivamente no site do Giro do Boi, nesta quinta-feira, 8 de agosto.

O prognóstico climático vem do meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, que destacou que um ciclone se formando traz uma frente fria que começa a avançar sobre a região Sul do Brasil.

Com isso, há expectativa de chuva para São Paulo e Mato Grosso do Sul, e há risco de trovoadas nesta quinta-feira, dia 8.

Chuvas e riscos de geada

Em Vacaria, no Rio Grande do Sul, espera-se uma quinta e sexta-feira chuvosa, com mínimas que podem chegar a 1°C no sábado, aumentando o risco de geada.

Essas condições podem ser benéficas para a recuperação das pastagens, especialmente em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, com acumulados de 20 a 25 mm.

Situação crítica no Tocantins e região central

No entanto, a situação no Tocantins e na região central do Brasil continua crítica. A previsão é de tempo quente e seco para as próximas semanas, com temperaturas máximas de até 40°C.

Isso causa restrição hídrica e estresse térmico no gado confinado. Na região Norte, Matopiba, e parte de Minas Gerais e Espírito Santo, o tempo permanece ensolarado, com máximas de 37°C a 38°C.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Embora as chuvas tragam algum alívio, os volumes previstos de 5 a 10 mm no interior da região Sudeste e no Mato Grosso não são suficientes para resolver os problemas dos pecuaristas.

Volumes insuficientes para resolver problemas

As pastagens podem se beneficiar da umidade, mas ainda enfrentam desafios significativos, incluindo o risco de incêndios e estresse térmico no gado. 

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.

Sair da versão mobile