As chuvas intensas seguem marcando presença no Pará, com volumes que podem ultrapassar 150 mm em algumas áreas nos próximos cinco dias. O meteorologista Arthur Müller, no quadro “Giro do Tempo” desta segunda-feira, 20 de janeiro, destacou que o acumulado será especialmente significativo em regiões como Altamira, aumentando o risco de transtornos e desafios para produtores locais. Assista ao vídeo abaixo e confira.
Além do Pará, outras regiões do Brasil também devem registrar mudanças no clima. Temporais estão previstos para o interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e Mato Grosso do Sul, especialmente em áreas próximas à fronteira com o Paraguai e a Bolívia.
Nessas localidades, a umidade do solo tende a se recuperar, enquanto as temperaturas, que ultrapassaram os 37°C, devem começar a baixar no fim de semana.
Precipitações de Norte a Sul do País
No Nordeste, a chuva será mais distribuída, com exceção do estado da Bahia, onde o tempo permanecerá mais seco.
Já no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul, o calorão ainda dará as caras nos próximos dias, mas com previsão de alívio no início da próxima semana.
Os produtores no Pará, em especial, devem se preparar para possíveis impactos das chuvas intensas, monitorando as condições das propriedades e planejando medidas de proteção.
Enquanto isso, o cenário geral indica que as mudanças climáticas nas diferentes regiões do Brasil podem favorecer a recuperação de áreas afetadas pela seca.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.