teste

CLIMA | BOLETIM PECUÁRIA

Chuva no Sul, seca no MT: prepare-se para a virada do tempo em sua fazenda

A chuva no Sul e a seca no MT marcam a previsão do tempo. Prepare-se para a virada do tempo em sua fazenda, com temporais em uma região e calor intenso na outra. Assista ao vídeo

Chuva no Sul, seca no MT: prepare-se para a virada do tempo em sua fazenda
Chuva no Sul, seca no MT: prepare-se para a virada do tempo em sua fazenda

Pecuaristas, o cenário climático no Brasil continua desafiador. Se por um lado a região Sul se prepara para a chegada de temporais, o Mato Grosso e o Brasil Central seguem com o tempo seco e calor intenso. Essa dualidade exige um planejamento cuidadoso para a nova safra e o manejo do gado. Assista ao vídeo.

Nesta sexta-feira, 22 de agosto, o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, apresentou o prognóstico no “Boletim de Pecuária – Giro do Tempo” do Giro do Boi. Ele detalhou o avanço da chuva no Sul e a persistência da seca em outras regiões.

Calor e seca no Mato Grosso

Para São Félix do Araguaia, em Mato Grosso, e outras áreas do Brasil Central, a previsão para os próximos 30 dias é de tempo seco e calor. As temperaturas podem variar entre 36°C e 40°C.

A chuva será escassa na primeira quinzena de setembro, com apenas um pequeno pulso de 5 a 10 mm na virada do mês. O volume de chuva só deve aumentar a partir do final de setembro, com a chegada da primavera, e ganhar força em outubro.

A recomendação de Arthur Müller é que os produtores que planejam iniciar a safra 2025/2026 esperem a chuva se firmar, o que deve ocorrer somente no final de setembro, para garantir o sucesso do plantio.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Chuva no Sul e umidade no Brasil Central

Enquanto o Mato Grosso enfrenta a seca, o Sul do Brasil terá um cenário de chuvas mais intensas. Um novo cavado pode trazer temporais para o Rio Grande do Sul e o sul de Mato Grosso do Sul, com volumes mais significativos nos próximos cinco dias.

A umidade também deve chegar gradualmente ao Centro-Oeste, Rondônia e sul do Pará na última semana de agosto, o que trará um alívio para a baixa umidade relativa do ar, mas sem repor a água disponível no solo. O restante do Brasil Central continua com tempo quente e seco, com máximas entre 35°C e 39°C.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.

Sair da versão mobile