GIRO DO TEMPO

Chuva intensa até 15 de abril pode somar 200 mm. Saiba onde ela deve cair

Volume elevado pode impactar o manejo das fazendas em algumas regiões; confira a previsão completa para pastagens e lavouras. Assista ao vídeo

Chuva intensa até 15 de abril pode somar 200 mm. Saiba onde ela deve cair
Chuva intensa até 15 de abril pode somar 200 mm. Saiba onde ela deve cair

As chuvas intensas devem marcar os próximos dias em várias regiões do país, com acumulados que podem ultrapassar os 200 mm até o dia 15 de abril, especialmente em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão do tempo completa.

A previsão é do meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, no quadro Giro do Tempo, exibido nesta sexta-feira (4) com exclusividade para o site do Giro do Boi.

Ponto de atenção: chuvas volumosas entre 10 e 15 de abril

O alerta maior é para o período entre 10 e 15 de abril, quando o avanço de uma frente fria pode provocar chuvas concentradas e volumosas, com potencial para atrapalhar os trabalhos no campo, especialmente nas áreas de colheita, plantio ou movimentação de gado.

Nessas datas, produtores rurais devem redobrar a atenção com a logística e manejo nas fazendas.

Previsão para o Norte e Centro-Oeste

Em Cena Madureira, no Acre, por exemplo, a chuva não dá trégua. Segundo Müller, o Estado deve acumular quase 200 mm até meados de abril, mantendo o solo úmido e favorecendo o crescimento das pastagens.

As temperaturas se mantêm estáveis, com máximas entre 28 e 30 °C e mínimas em torno de 22 °C, dentro da média para o período.

Em Mato Grosso do Sul, a frente fria traz também volumes elevados de chuva, o que exige atenção especial dos pecuaristas que manejam pastagens intensivas ou áreas com confinamento de gado.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Pastagens em recuperação

Apesar dos possíveis transtornos, a notícia é positiva para as áreas de pastagem em diversas regiões, como o Pará, Tocantins e partes de Goiás.

Estas áreas devem registrar 50 mm de chuva em apenas cinco dias — um volume considerado ideal para recuperação do capim e das lavouras em desenvolvimento sem comprometer as atividades a campo.

“A umidade vai ajudar muito as pastagens degradadas, especialmente em áreas que vinham sofrendo com estiagens localizadas”, destacou Arthur Müller.

Sol em parte do Sul e Nordeste

Enquanto o Sudeste e Centro-Oeste enfrentam instabilidades, outras regiões terão trégua das chuvas.

O Rio Grande do Sul, o interior do Paraná, o norte de Minas Gerais e o Estado da Bahia devem ter tempo firme e ensolarado nesta sexta-feira, o que facilita os manejos e operações a céu aberto.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.

Sair da versão mobile