GIRO DO TEMPO

Chuva forte promete recuperação de pastagens em várias regiões do Brasil. Saiba onde

As chuvas fortes estão previstas para atingir áreas estratégicas da pecuária, favorecendo a regeneração das pastagens que sofreram com a seca

Chuva forte promete recuperação de pastagens em várias regiões do Brasil. Saiba onde
Chuva forte promete recuperação de pastagens em várias regiões do Brasil. Saiba onde

A previsão do tempo para o final de janeiro e início de fevereiro aponta para boas notícias para o setor agropecuário brasileiro, com a recuperação das pastagens em várias regiões do país. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão do tempo completa.

De acordo com o meteorologista Arthur Müller, a partir do dia 28 de janeiro, chuvas fortes estão previstas para atingir áreas estratégicas da pecuária, favorecendo a regeneração das pastagens que sofreram com a seca.

Chuvas intensas nas regiões chave

Entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro, o Brasil Central, especialmente Goiás, deve ser uma das regiões mais beneficiadas, com volumes de chuva que podem ultrapassar os 100 mm.

Além disso, a temperatura tende a se manter estável, variando entre 25º e 30º, o que cria um cenário favorável para o crescimento das pastagens e o manejo de gado.

A previsão é de que o tempo continue sem grandes variações, afastando o calor excessivo, especialmente nas regiões produtoras de carne.

Chuva no Centro-Oeste e Norte do Brasil

Enquanto o Centro-Oeste, especialmente Mato Grosso do Sul, verá uma diminuição das chuvas, estados como Rondônia, Pará, Tocantins e Mato Grosso continuam a receber precipitações.

De 26 a 30 de janeiro, a chuva ganha força também em São Paulo, Minas Gerais e na Bahia, regiões importantes para a recuperação de pastagens e manutenção da produtividade agropecuária. 

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Impacto nas pastagens e no manejo fitossanitário

Embora as chuvas sejam positivas para as pastagens, a intensidade das precipitações pode afetar o manejo fitossanitário, especialmente para pecuaristas que implementaram a safra de verão em Goiás e Mato Grosso. 

A umidade excessiva pode dificultar o tratamento de pragas e doenças nas lavouras, o que exige atenção dos produtores.

A expectativa é que essas chuvas ajudem a recuperar as pastagens e manter as condições ideais para a pecuária, proporcionando uma melhora na qualidade da alimentação do gado e contribuindo para a produtividade do setor agropecuário brasileiro.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.

Sair da versão mobile