Chegada de sistema no domingo muda padrão de chuvas no Sudeste; confira previsão

Chuva segue “sobrando” no Sul e novidade é que novo sistema espalha os volumes previstos também para o Sudeste; Bahia segue com alerta de tempo seco e calor forte

Conforme analisou a meteorologista Desirée Brandt no Giro do Tempo desta sexta, dia 08, a chegada de um novo sistema frontal pelo Sul do Brasil causa novas chuvas e agora muda o padrão dos temporais. Ao invés de ficaram restritas à Região Sul, as precipitações devem se espalhar com mais facilidade pelo Sudeste nos próximos dias, adiantou.

Enquanto isso, segue “sobrando chuva” para áreas do RS, SC e PR por conta de um sistema de baixa pressão. O fenômeno deve continuar causando temporais, inclusive com previsão de granizo entre o noroeste do Rio Grande do Sul e sudoeste paranaense nesta sexta. Para os próximos dias ainda estão previstos cerca de 200 mm de total acumulado. Ao mesmo tempo, outros grandes volumes previstos de chuvas seguem concentrados na Região Norte.

VALE DO ARAGUAIA MATO-GROSSENSE

Em sua participação no Giro do Tempo desta sexta, Desirée adiantou a previsão para o Vale do Araguaia nos próximos meses. Na região de Água Boa, por exemplo, a expectativa é de pouca chuva, o que é normal para a época do ano. Contudo, a previsão é de volumes abaixo da média, inclusive. Nos próximos 30 dias, a região deve receber 23 mm de chuvas que acontecem a partir deste fim de semana e, depois, em meados da semana que vem. Depois disso, o produtor não deve contar com mais precipitações.

MONTE DO CARMO-TO

Logo depois, Desirée anunciou a previsão para Monte do Carmo, em Tocantins. A região ainda tem águas para receber em abril. Até perto do dia 23/04 está previsto um volume de cerca de 130 mm. Depois disso, no fim do mês, as precipitações diminuem e surgem janelas de tempo seco. Em maio a região deve receber ao todo 6 mm, volume que pode nem ser considerado como chuva, mas sim variação de nebulosidade.

URANDI-BA

Por fim, Brandt lembrou que o interior da Bahia não recebe chuvas agrícolas há cerca de 50 dias e, quando as precipitações chegarem, deverão ser passageiras e com baixo acumulado. Ao todo, estão previstos 32 mm para o restante de abril, o que não resolve o problema da região que está com o solo seco há bastante tempo. O interior da Bahia terá também temperaturas cada vez mais altas, chegando perto dos 40º C em meados da próxima semana.

Confira todos os detalhes do quadro Giro do Tempo, uma parceria do programa com a Climatempo, no vídeo a seguir:

 

Sair da versão mobile