Chegada de frente fria pode formar temporais em corredor que vai do RS a SP

Áreas dentro de faixa que vai do RS a SC, PR e sul de SP terão chuvas acima dos 80 mm, podendo sofrer com temporais; previsão é de precipitações para boa parte do Brasil

Nas últimas semanas, precipitações por vezes acima dos 100 mm em menos de 24 horas ao norte de São Paulo, no Triângulo Mineiro, ao sul de Goiás e no Mato Grosso, beneficiaram lavouras e atrapalharam o escoamento de safra e de animais, apontou ao Giro do Boi desta sexta, 22, o meteorologista Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, órgão vinculado ao Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

No entanto, mesmo com as chuvas generalizadas entre Sudeste, Centro-Oeste e Bioma Amazônico, a indústria de carne bovina está conseguindo driblar as consequências do mau tempo. “Este ano até por consequência da distribuição da chuva, a gente está tendo um impacto relevante, mas nada tão significativo como foi no ano passado. Eu vejo que a ajuda e o trabalho que estamos fazendo dia a dia no Giro do Boi tem ajudado e mostrado aos pecuaristas algumas saídas e possibilidades de escoamento da produção dele. […] Com isso a gente está atingindo neste ano índices melhores do que no ano passado. […] Mesmo nesta época do ano em que a gente precisa de um volume de veículos maior e de forma mais intensa, a gente tem atuado na casa acima de 99% de atendimento”, celebrou o engenheiro agrônomo e coordenador de logística do boi gordo da Friboi, Leonardo Vieira.

Já as águas devem seguir incidindo sobre boa parte do Brasil, advertiu Schneider. “Vai um alerta, atenção ao pecuarista e agricultor: nos próximos dias, neste fim de semana, entre o domingo e a segunda, uma frente fria deve chegar ao Sul do Brasil, então no Rio Grande do Sul, no domingo, deve ter chuva com bastante volume e alguns temporais. Esta frente fria a gente vai observar que sobe, atinge Santa Catarina, passa pelo Paraná e chega ao sul de SP na segunda-feira”, disse o meteorologista. O volume deve chegar aos 80 mm nestas regiões, além dos ventos fortes.

No restante do Brasil, as chuvas também continuam incidindo sobre as regiões Norte, como no Bioma Amazônico, e no Matopiba, beneficiando os agricultores.

Veja o quadro Giro na Estrada e a previsão do tempo para os próximos dias pelo vídeo abaixo:

Sair da versão mobile