Chef conta segredo para o bolinho de arroz com carne seca ficar crocante e dourado

Além da crosta externa mais crocante e de coloração intensa, receita leva ainda queijo coalho para que o quitute fique macio por dentro

“Para o seu bolinho ficar assim, crocante e douradinho como o meu, é facinho, facinho!”, revelou a chef e apresentadora Gilda Bley no espaço De Bem com a Comida dentro do Giro do Boi desta sexta, 23.

“Para começar, você vai precisar de um purê de abóbora mais líquido, que vai substituir a água ou o caldo no cozimento do arroz”, disse Gilda, revelando o truque.

Na sequência, a chef detalhou a receita. “Vamos fazer o nosso arroz, que vai ser a base do nosso bolinho. Um pouco de azeite, agora a gente coloca o arroz integral para dar uma fritadinha e você coloca o caldo de abóbora, o equivalente a duas xícaras de chá”, mostrou. “Aqui eu tenho um pouco mais de caldo que eu vou deixar reservado”, salientou a apresentadora.

“Enquanto o nosso arroz está cozinhando, vamos fazer um refogado com carne seca, que já está dessalgada e desfiada. Com um pouco de azeite, eu vou refogar, então, a cebola. Agora eu vou temperar com pouco sal, porque a carne seca já é salgada. Pimenta-do-reino. Se você quiser colocar uma pimenta dedo-de-moça, também vai ficar uma delícia. Um pouco de salsinha e cebolinha, mas lembrando que em casa você usa as ervas que tiver”, estimulou.

“Vou desligar o fogo e voltar com a carne para esse prato, esperar esfriar um pouco para misturar com o queijo e esperar o nosso arroz ficar pronto”, continuou a chef.

+ Confira também receita de bolinho de arroz com salame e queijo

“Eu coloquei um pouco mais do nosso caldo de abóbora no nosso arroz para ele terminar de cozinhar, deixei ele bem al dente e agora eu vou fazer essa mistura da nossa carne seca, que já está refogadinha com o nosso queijo coalho ralado. Eu só vou esperar mais um pouquinho o nosso arroz esfriar para misturar e não derreter muito o queijo”, justificou.

Receita “do campo”: chef apresenta picadinho de acém com legumes al dente

A chef ensinou outra dica para deixar o bolinho mais crocante. “Agora eu vou misturar esse nosso arroz. Agora que a gente já tem a nossa mistura pronta, eu vou fazer as nossas bolinhas para depois fritar. Agora que as nossas bolinhas já estão prontas, eu vou passar na farinha de arroz, depois no ovo batido e aí nessa farinha panko, que é a farinha de pão que você pode fazer em casa, também, levando pão para o congelador e depois ralando”, explicou.

“Nossos bolinhos já estão prontos para ir ao óleo, que já está quente. Agora é só colocar e depois servir aonde você quiser para os seus convidados. Viu só? Crocante por fora e macio por dentro. É exatamente assim que o seu bolinho vai ficar. Demais, né?”, finalizou a chef.

Sair da versão mobile