No Giro do Boi desta quinta-feira, 31 de outubro, o pecuarista José Roberto Marinho, da Fazenda Guará, no Oeste da Bahia, foi destaque ao alcançar um peso médio de 19,5 arrobas em um lote de 80 bovinos terminados no confinamento.
Quem deu detalhes desta história foi o zootecnista e originador Lucas Nascimento de Oliveira, da Friboi de Itapetinga (BA).
Segundo ele, o projeto incluiu 40 animais criados em integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), enquanto outros 40 foram manejados em pastagem convencional, ambos terminados no cocho.
ILPF e confinamento como aliados do ganho de peso e sustentabilidade
José Roberto está testando o impacto da integração ILPF no ganho de peso e potencial de sequestro de carbono. A aposta no ILPF, com gado Nelore e cruzamento industrial, reforça o compromisso com práticas sustentáveis e produtivas.
A diferença de resultados entre os sistemas será avaliada em futuros testes, evidenciando o potencial da integração para a pecuária brasileira.
Inovação na pecuária e sustentabilidade
A Fazenda Guará segue como referência em inovação ao investir em sistemas integrados e confinamento, conciliando sustentabilidade e eficiência produtiva.
O experimento demonstra que práticas sustentáveis também geram alto desempenho, reforçando o papel do ILPF na pecuária moderna.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.