O QUE A BAHIA TEM?

Bahia tem Angus de 16 meses com quase 20@ e fazenda que parece estar na Amazônia!

No Giro do Boi, Bahia surpreende com gado precoce e visita a fazenda irrigada em meio à Caatinga que parece cenário amazônico. Assista ao vídeo

Bahia tem Angus de 16 meses com quase 20@ e fazenda que parece estar na Amazônia!
Bahia tem Angus de 16 meses com quase 20@ e fazenda que parece estar na Amazônia!

Cenário amazônico e superprodução de Angus: a edição do Giro do Boi desta segunda-feira, 5 de maio, trouxe duas histórias marcantes da pecuária baiana, com destaque para a qualidade da carne produzida e para a estrutura das propriedades. Assista ao vídeo abaixo e confira essas histórias.

O zootecnista Lucas Nascimento de Oliveira, originador da Friboi de Itapetinga (BA), apresentou os dois casos direto do quadro Giro pelo Brasil.

O primeiro foi o superabate realizado pelo pecuarista Victor Oscar da Fonseca, da Fazenda Harmonia, em Correntina, no oeste da Bahia.

O abate foi de um lote com 86 bois confinados F1 Angus, resultado de cruzamento industrial. Foto: Divulgação

O produtor levou para o abate um lote com 86 bois confinados F1 Angus, resultado de cruzamento industrial. A desmama é feita cedo e os bezerros entram direto no confinamento, com um trato intensivo de 195 dias de cocho.

O resultado impressiona: gado de 15 a 16 meses, todos zero dentes, com peso médio por carcaça de 19,7 arrobas. Um verdadeiro exemplo de precocidade e eficiência.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Pecuária irrigada e sustentável transforma paisagem na Caatinga

A segunda história levada ao programa foi de uma visita inusitada e encantadora à Fazenda CKF, do pecuarista Carlos Kruschewsky, localizada no município de Itaetê (BA).

Lucas Nascimento, junto com Ivon, gerente geral da Friboi na Bahia, percorreu o trajeto até a propriedade e revelou um cenário que mais parece a Amazônia do que a Caatinga baiana.

Para chegar até a sede da fazenda, é preciso atravessar uma barragem de barco por cerca de 15 minutos.

Ao desembarcar, o que se vê é uma área irrigada com dez pivôs centrais, onde o gado é terminado em áreas irrigadas, com fartura de capim e planejamento técnico.

Bahia confirma sua força na produção de carne de qualidade

As duas propriedades apresentadas no programa mostram o potencial da pecuária baiana na produção de carne premium, seja por meio da intensificação em confinamento, como no caso da Fazenda Harmonia, ou pelo uso de irrigação estratégica na Caatinga, como na Fazenda CKF.

Ambas adotam práticas de precocidade, nutrição de precisão e bem-estar animal, resultando em gado jovem, pesado e com ótimo acabamento de carcaça.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.

Sair da versão mobile