Bom dia, galera que acorda pensando em como elevar a qualidade do seu rebanho! Trago hoje uma história que vai encher os olhos de quem aprecia um boizão de respeito e que entende que a juventude não é empecilho para um peso excepcional. Então, prepara o café e dá um play no vídeo para conferir o sucesso dessa boiada.
No Giro do Boi de quinta-feira, 14 de março, o “Giro pelo Brasil” destacou uma façanha no interior de São Paulo que merece nosso aplauso.
O originador Junior Lascalla, médico-veterinário e uma peça-chave na unidade da Friboi de Andradina, nos trouxe um exemplo que redefine as expectativas: o pecuarista Angelo Munhoz Benko e sua Fazenda Ferradura em Ribeirão dos Índios.
Com um olhar clínico para o manejo e a nutrição, Angelo mandou pro abate um lote de 72 bois confinados que não decepcionaram: 315 kg ou, falando a língua do campo, 21 arrobas. E o melhor de tudo? Eram todos jovens, variando entre zero e quatro dentes, ou seja, bovinos até dois anos.
Boizão bem jovem e pesado
Essa história é a pura demonstração de que, com a estratégia certa, dá pra garantir bois bem jovens alcançando pesos que muitos só esperariam de animais mais velhos.
Esse resultado não surgiu do nada, não. É fruto de um compromisso firme com a excelência e um conhecimento profundo sobre o melhor em práticas de confinamento.
Angelo Munhoz Benko e a Fazenda Ferradura estão mostrando o caminho das pedras para quem quer combinar juventude e peso de maneira eficaz. Este lote de “boizão bem jovem e confinado” é um claro indicativo de que a qualidade do manejo faz toda a diferença.
Então, se você tá aí se perguntando como fazer para que seu gado também dê esse show de qualidade e peso, dê uma olhada no que tá rolando no interior de São Paulo.
Angelo e sua equipe podem ter algumas dicas valiosas para você elevar o nível do seu rebanho. Porque, afinal, quem disse que boi jovem não pode ser sinônimo de boiada gorda?