MANEJO DE PASTAGEM

Adubação líquida no pasto: funciona ou não?

Aplicação líquida não substitui fertilizantes tradicionais, mas pode ser útil como ferramenta de nutrição de curto prazo para momentos estratégicos no manejo da pastagem. Assista ao vídeo

Adubação líquida no pasto: funciona ou não?
Adubação líquida no pasto: funciona ou não?

A adubação líquida no pasto ainda gera dúvidas entre os pecuaristas, principalmente sobre sua real eficácia e se pode, de fato, substituir o uso dos fertilizantes convencionais. Assista ao vídeo abaixo e confira o veredito de quem entende do assunto.

Quem esclareceu essa questão foi o engenheiro agrônomo Wagner Pires, especialista em pastagens pela Esalq-USP e autor do livro Pastagem Sustentável de A a Z, no quadro Giro do Boi Responde, desta segunda-feira, 14 de julho.

A dúvida partiu do produtor César Ribeiro, de Luziânia (GO), que trabalha com Braquiária brizantha Marandu (o popular braquiarão).

Adubação líquida não é completa

Aplicação em área de pastagem. Foto: Canva

A resposta de Wagner foi direta: não, a adubação líquida não pode ser considerada uma adubação completa

“Ela é uma ferramenta de nutrição de curto prazo, não substitui os fertilizantes de solo, que têm ação prolongada”, alertou o agrônomo.

Segundo ele, muitos produtos disponíveis no mercado têm baixa concentração de nutrientes e não oferecem o efeito duradouro de uma adubação tradicional.

Uso estratégico pode trazer bons resultados

Detalhe de adubo com matéria orgânica. Foto: Divulgação

Mesmo sem substituir a adubação convencional, a adubação líquida pode ter valor estratégico, desde que usada no momento certo e com produto de qualidade. Wagner explicou que sua aplicação pode ser vantajosa em períodos de transição, como:

  • Antes da seca, quando o capim ainda está realizando fotossíntese;
  • No início das chuvas, para acelerar o rebrote do pasto;
  • Após estresse por ataque de cigarrinha, para recuperação mais rápida da planta.

Nesses casos, a ação da adubação líquida é rápida e localizada, podendo melhorar temporariamente a qualidade e a produtividade da forragem por cerca de 30 a 60 dias.

Cuidado com produtos de baixa qualidade

Outro ponto importante destacado por Wagner Pires é a atenção à procedência dos produtos. Muitos itens vendidos como adubação líquida são, na verdade, “água com açúcar”, segundo ele.

“Tem muito produto de baixa qualidade no mercado, por isso é preciso verificar se o que está descrito na bula realmente está presente na composição”, reforçou.

A recomendação é clara: não substituir o manejo tradicional do solo por soluções de efeito curto, principalmente quando se fala em produtividade sustentável ao longo do ano. A adubação líquida deve ser entendida como um complemento, e não como substituto.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Qual a diferença entre adubação e nutrição foliar?

A adubação sólida tradicional (como o uso de fertilizantes no solo) tem efeito prolongado, de até dois anos, com impacto direto na estrutura e fertilidade da terra.

Já os produtos líquidos aplicados por pulverização têm ação dentro da planta, mas com resultado limitado no tempo.

“É importante entender que o líquido tem ação mais rápida, mas dura pouco. Serve para momentos pontuais. Já o fertilizante no solo vai sustentar a planta por muito mais tempo”, explicou Wagner.

Quando usar, e quando não usar?

A adubação líquida no pasto pode ser usada como aliada do pecuarista quando:

  • transição de estações, seca ou chuva;
  • O produtor precisa recuperar o vigor do pasto rapidamente;
  • situações emergenciais, como ataque de pragas.

Porém, ela não deve ser usada como única fonte de nutrientes, nem aplicada esperando efeito de longo prazo. A orientação final de Wagner Pires é clara: “Use com consciência, como apoio ao manejo do solo, e sempre com critério técnico”.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.

Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 93310-7346 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.

Sair da versão mobile