Centro-Oeste, Sudeste e BA devem ter redução drástica de chuvas em janeiro

Já para o fim de semana, boa notícia vem das precipitações em fazendas de Goiás, Tocantins e Mato Grosso, conforme projetou meteorologista do Inmet

O meteorologista Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, órgão vinculado ao Mapa, emitiu um alerta na previsão do tempo que foi ao ar no Giro do Boi desta sexta-feira, 04.

“Para janeiro a gente vem indicando já há alguns meses que tem um período de rápida redução, uma diminuição bem drástica das chuvas nessa área em parte do Centro-Oeste e maior parte do Sudeste do Brasil. Eu diria, principalmente, centro-norte de Minas Gerais, interior da Bahia, Goiás, Tocantins, muito cuidado em janeiro! Os dois mapas mostram aqui uma redução significativa das chuvas para janeiro nessas regiões”, avisou Schneider.

Para o Mato Grosso do Sul, a perspectiva é diferente. “O Mato Grosso do Sul […] em linhas gerais, deve ter essa atingida, beneficiada não só em janeiro, mas em fevereiro nessa parte mais oeste próximo ao Mato Grosso”, projetou.

O especialista apontou tendências também para o mês de dezembro como um todo. “No mês de dezembro a gente vê que tem algumas anomalias positivas previstas entre o norte do Rio Grande do Sul e o Paraná. Tem outras áreas irregulares, pegando São Paulo até o Norte do país, tem alguns volumes de chuva em dezembro”, apontou.

Schneider falou ainda da previsão do tempo para este fim de semana, com mudanças expressivas. “De sexta para sábado tem um canal de umidade no oceano, que é uma área de instabilidade com frente fria. Tem ar frio chegando na Região Sul do País até Santa Catarina, mas para problema é que vai ser uma ar frio mais seco. Então diminui a instabilidade, que praticamente já não tem nesses próximos dias, sobre o Rio Grande do Sul. A instabilidade vai mais ao norte de Santa Catarina. A gente vai ver que sexta e sábado tem alguma chuva também principalmente depois entre São Paulo e Minas Gerais”, informou.

O especialista também alertou que há previsão de granizo para esta sexta-feira e também sábado em áreas do sul e sudeste de Minas Gerais, próximo à Zona da Mata e divisa entre Rio de Janeiro e Espírito Santo.

“Tem chuva até volumosa no oeste do Paraná, principalmente entre Paraná e o centro-sul do Mato Grosso do Sul, e a outra área entre a região da Cantareira, divisa com São Paulo, Minas, Espírito Santo. Essas áreas de Minas Gerais também vão ter bastante precipitação, com volumes acima de 30, 40 ou 50 mm em 24 horas. Permanece chovendo aqui no Centro-Oeste, mais ao Norte do País. E nessas regiões entre o Sertão e Matopiba, apenas chuva muito isolada, chuvas muito irregulares”, previu.

“No sábado, a chuva aumenta bastante de intensidade ainda sobre o Paraná, principalmente ao norte do Paraná, pegando a divisa com São Paulo e essa outra área de Minas Gerais. […] Domingo essa chuva se orienta, se canaliza e volta a chover com bastante intensidade, chuva volumosa para as fazendas de Goiás, fazendas de Tocantins, Mato Grosso com bastante chuva”, adiantou.

Veja a previsão completa do tempo pelo player que segue:

Sair da versão mobile