Para o Centro-Oeste, boas notícias: a chuva retorna esta semana, trazendo alívio para a terra seca. No entanto, a situação persiste difícil no interior do Matopiba. No sul do Brasil, após os recentes temporais no Rio Grande do Sul, a chuva continuará, com volumes entre 30 e 50 mm ao longo de cinco dias. Assista ao vídeo abaixo e confira.
Essa precipitação também se estenderá para Santa Catarina e Paraná, ajudando a repor a umidade do solo.
Chuvas benéficas no Sudeste e outros Estados
A chuva prevista também beneficiará São Paulo, sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, assim como Mato Grosso do Sul e áreas do oeste de Mato Grosso.
Isso será especialmente útil para os pecuaristas que investem na segunda safra de milho, proporcionando uma reposição hídrica tardia, mas importante, e aliviando o estresse térmico do gado em confinamento.
Em Bauru, no interior de São Paulo, a tendência para os próximos 30 dias apresenta uma leve melhoria, com a chuva retornando à região somente após o dia 10 de julho, acumulando cerca de 10 mm.
Esse volume é insuficiente para resolver a situação crítica do solo, que está muito ressecado, com máximas entre 30°C e 33°C e mínimas por volta de 14°C, dificultando a chegada de frio significativo.
Precipitação em Rondônia
Além disso, Rondônia pode esperar volumes de chuva entre 20 mm e 30 mm nos próximos dias, contribuindo para melhorar as condições das pastagens e aliviar o estresse térmico dos animais.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.