A castração de boi é um dos procedimentos que pode refletir na produção de machos bovinos com carne de qualidade. Saiba as dicas para não errar neste momento. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes.
Quem explorou este assunto da castração de boi foi o médico veterinário Leandro Silva. Ele foi o entrevistado do Giro do Boi desta quinta-feira, 29.
“A castração do boi vai depender do tipo de produção de bovinos de corte da fazenda e quais mercados e tipos de exigência são requeridas”, diz Silva.
Ele é coordenador de território da Boehringer Ingelheim para o Estado do Rio Grande do Sul e deu dicas importantes na hora de o produtor castrar os animais.
Por que a castração de boi é importante?
A castração é importante, especialmente quando é feita o mais cedo possível, pois o boi terá um comportamento para uma deposição muscular voltada para a carne de qualidade.
A castração faz com que o boi faça:
- Maior deposição de gordura subcutânea.
- Maior deposição de gordura intramuscular (o marmoreio).
- Maior maciez da carne.
A castração é mais vantajosa antes da puberdade do animal. Isso porque, o hormônio que está relacionado com o crescimento do gado, é o chamado GH, tecnicamente chamado de somatotropina.
Castração pode ser feita na cura do umbigo
A técnica pode ser feita ao nascimento do bezerro, juntamente com a cura do umbigo. Segundo Silva, o procedimento feito neste momento é um dos menos traumáticos para o animal.
O corte é feito cirurgicamente, não provoca tanta dor e resultará numa cicatrização mais rápida.
Já a castração na desmama não é recomendada, segundo o especialista, pois é um dos períodos de maior estresse para o bezerro.
Sem contar que como testículo estará mais desenvolvido, a castração cirúrgica levará a muitas dores nesse estágio.
Confira a entrevista na íntegra para saber os detalhes técnicos para os preparativos do procedimento da castração na fazenda.