A castração de bezerro ao nascimento é uma das técnicas que mais podem trazer benefícios à produção de bovinos e, inclusive, pode tornar o bezerro mais pesado no desmame. Assista ao vídeo abaixo e confira.
O tema de castração de bezerros foi um dos destaques do quadro Giro do Boi Responde desta sexta-feira, 11.
A questão veio do telespectador e pecuarista Luiz Macabú, que mora no município de Cassimiro de Abreu (RJ).
Ele escreveu para o Giro do Boi dizendo que cria bezerros Tabanel e cruzamento industrial com touro Senepol a pasto. Ele pediu esclarecimentos se a castração de bezerros ao nascimento, logo na cura do umbigo, proporciona o desmame de bezerros mais pesados.
Quem deu as respostas foi o médico veterinário e consultor agropecuário Ademir Ribeiro, um dos grandes embaixadores de conteúdos do Giro do Boi.
Ribeiro é ainda pecuarista, consultor e sócio da empresa Rural X, de Rondônia.
A resposta é enfática: sim, a castração ao nascimento de bovinos machos recém-nascidos faz o animal ficar mais pesado quando chegar o desmame.
Isso porque, com o procedimento, o animal deixa de apresentar a libido e passa a aproveitar melhor a comida.
Ainda tem dúvidas? Mande sua pergunta
Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.
Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.