Qual a importância e como devem ser os cuidados com os cascos dos cavalos? Assista ao vídeo abaixo e confira a resposta dessa pergunta.
O tema foi apresentado em um dos episódios do quadro “Manejo de Tropa”, do Giro do Boi, nesta quarta-feira, 28.
Segundo o médico veterinário Mário Duarte, especialista em manejo com equinos, a saúde dos cascos é essencial. Ele reitera uma expressão americana que diz “sem pés, sem cavalo” (“no foot, no horse”).
Por isso há três itens básicos que vão influenciar na saúde dos cascos, como a limpeza rotineira, cuidados como casqueamento e ferrageamento, e, acima de tudo, uma boa alimentação.
“Todo o peso do animal está nos quatro cascos, por isso cada um deles deve ser o mais saudável possível, para suportar todo o peso do animal”, diz Duarte.
Um cavalo adulto pode chegar a cerca de 500 quilos, o que significa que há uma pressão de um pouco mais de 100 quilos em cada pata.
1º cuidado: limpeza
A recomendação é que os cascos do animal sejam imediatamente limpos toda vez que o animal voltar da lida ou do esporte para a cocheira.
2º cuidado: casqueamento
A indicação de Duarte é que os procedimentos de casqueamento e ferrageamento sejam feitos mensalmente ou a cada 40 dias. Um bom ferrageamento pode influir em maior longevidade dos animais.
No esporte, isso pode garantir de 16 a 17 anos de carreira, e, na reprodução, de 25 a 30 anos, no caso de machos, e até 20 anos, para as fêmeas.
3º cuidado: alimentação
Uma dieta boa e bem equilibrada, rica em fibras, e baixa em amido vai garantir, além de uma boa saúde digestiva, uma boa saúde para seus cascos.
“Existe uma vitamina do complexo B, chamada biotina, que é fundamental para esse casco”, explica o especialista. Nutrientes como o zinco e a vitamina E também são essenciais para a saúde dos cascos.
Pelo perfil do Instagram de Duarte @marioduarte.vet, você pode acompanhar o trabalho dele e conferir outras dicas para sua tropa.