BOI NO FOLCLORE

Caprichoso e Garantido: a saga dos bois que virou patrimônio histórico do Brasil

A história dos bois Garantido e Caprichoso começou ainda no século XX e se tornou uma das maiores festas populares do planeta.

Os bois Garantido e Caprichoso são protagonistas do Festival Folclórico de Parintins, uma das maiores festas populares do mundo, realizada no Centro Cultural do município de Parintins, no interior do Estado do Amazonas, também conhecido como Bumbódromo.

Os “bois bumbás” são personagens folclóricos que embalam as festas do “Bumba Meu Boi” do nordeste brasileiro, que misturam figuras humanas e místicas e narram histórias e lendas sobre a morte e ressurreição de um boi.

A festa nasceu no estado do Maranhão mas é popular também nos estados do Pará e Amazonas. 

Caprichoso e Garantido

Empurradores do Boi Garantido em noite de apresentação. Foto: Lucas Silva/Secom Gov AM.
Empurradores do Boi Garantido em noite de apresentação. Foto: Lucas Silva/Secom Gov AM.

A disputa entre Garantido e Caprichoso tem a influência dos diversos estilos musicais dos grupos brincantes, chamados “sotaques”, que envolvem a origem, ligada ao catolicismo, e a mistura dos santos juninos com seres mágicos, orixás e elementos da cultura afro-brasileira.

O enredo das apresentações conta com simbolismos regionais que contemplam a cultura do povo indígena e do homem ribeirinho nortista.

As apresentações contam com caravanas de diversas regiões do nordeste, com grandes torcidas e uma rivalidade que se assemelha a dos times de futebol nos estádios em dia de jogo.

As festividades acontecem geralmente no mês de junho, nas comemorações do São João, e recebem milhares de turistas do Brasil e do mundo.

Qual foi o boi campeão no Festival Folclórico de Parintins?

Boi Caprichoso conquistou o título de 2023 em disputa acirrada. Foto: Alex Pazuello/Secom Gov AM

O Festival Folclórico de Parintins tem duração de três noites, já está em sua 56ª edição e se tornou o principal palco das festas de bumba meu boi do país.

Na edição de 2023, o boi Caprichoso venceu o Garantido e se tornou bicampeão do Festival Folclórico de Parintins.

A ordem das apresentações é definida por sorteio e cada boi tem 2 horas e 30 minutos para se apresentar por noite, que são avaliadas separadamente. 

São dez juízes que compõem o colegiado de jurados que avaliam com base em 21 quesitos predeterminados. O boi que acumular o maior número de pontos no somatório total das notas, é o  campeão do festival.

Em 2018 o Complexo Cultural do Boi-Bumbá do Amazonas e Parintins foi reconhecido como Patrimônio Histórico Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

 

Sair da versão mobile