Já viu algum um capim milagroso? Se não, pode ficar tranquilo, pois ele, de fato, não existe. Sabia que o manejo da pastagem é mais importante que a variedade ou mesmo a adubação? Assista ao vídeo abaixo e saiba os detalhes disso.
A importância para o manejo das forrageiras foi o tema do 6º episódio da série “Seu Dinheiro é Capim” no Giro do Boi desta sexta-feira, 17.
Quem apresentou as dicas foi a zootecnista e doutora em forragicultura Janaína Martuscello.
Ela é professora da Universidade Federal de São João del-Rei, de Minas Gerais, e uma das grandes especialistas na área de pastagens no País. O tema é tratado no 5º capítulo do livro “Seu Dinheiro É Capim”.
Capim novo! Será que vai bem na fazenda?
A especialista alerta a vontade de todo produtor mudar as plantas forrageiras assim que veem um novo lançamento de variedade.
“A variedade do capim é apenas um componente no sistema de produção e precisa ser avaliado muito bem”, diz Martuscello.
Ela explica que na maioria das vezes, se o produtor não domina o manejo com um variedade mais simples e menos exigente, ele não pode passar para um capim mais exigente.
Adubação de pastos e até troca de animais
Martuscello também fez um alerta sobre a adubação de pastagem numa área que é mal manejada.
Muitas vezes o investimento será caro demais e o produtor não colherá aquilo que deseja, por causa da falta de manejo com a forrageira.
Outro alerta é também sobre a troca de genética do rebanho pois sem ter um manejo adequado possivelmente o capim não terá a capacidade de suporte para o gado.
Especial “Seu Dinheiro é Capim”
O nome da série leva o nome do livro que Martuscello escreveu juntamente com o pesquisador Manoel Eduardo Rozalino Santos, doutor em Zootecnia e professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia.
Serão um total de 12 episódios da série “Seu dinheiro é capim” e vão ao ar todas as sextas-feiras.
Acompanhe o Giro do Boi e confira os demais episódios. Se interessou pela publicação dos pesquisadores? Clique aqui e saiba como adquirir o livro.
VEJA TAMBÉM:
- “Seu dinheiro é capim”: 23 questões que você precisa saber para turbinar seu pasto
- Saiba por que é importante tratar a pastagem como se fosse lavoura
- Saiba por que alimentar o gado com capim é muito mais barato
- A força que vem do capim: como a forrageira sustenta a pecuária brasileira
- Conheça os três tipos de crescimento dos capins para sua fazenda
- Como escolher o melhor capim para a sua fazenda