Capataz: saiba por que a função é fundamental para uma fazenda de corte

Confira a entrevista com o médico veterinário José Ricardo Fachin, promotor técnico da Globalgen. A empresa promoveu uma capacitação desse profissional em Cuiabá e tem planos para mais cursos pelo País. Confira

A função de capataz, antes desvalorizada, ganha mais projeção pelo País. Sabia que essa profissão é fundamental para uma fazenda de corte?

Está nas mãos do capataz o gerenciamento da equipe de peões da fazenda, o monitoramento dos nascimentos e óbitos de bovinos, e o acompanhamento dos índices zootécnicos da propriedade.

O desempenho de uma fazenda de cria, recria e engorda ou ciclo completo vai depender do trabalho desse profissional.

“Há muito tempo foi uma profissão desvalorizada, mas que ultimamente vem ganhando mais atenção”, diz o médico veterinário José Ricardo Fachin, promotor técnico da Globalgen.

A empresa atua na área de reprodução de bovinos, especialmente em programas e protocolos de inseminação artificial em tempo fixo (IATF).

Trabalhadores rurais em curso de capataz realizado em Cuiabá (MT). Foto: Reprodução
Trabalhadores rurais em curso de capataz realizado em Cuiabá (MT). Foto: Reprodução

A Globalgen promoveu curso de capacitação para 120 capatazes de 55 fazendas no município de Cuiabá (MT). As propriedades representam cerca de 70 mil bovinos.

“Foi nosso primeiro mega curso como um projeto piloto. A expectativa é que realizemos outros mais em outros pólos de referência para a bovinocultura de corte”, diz Fachin.

Quais as funções de um capataz

O profissional é um dos grandes responsáveis pelo sucesso de uma fazenda de corte.

Na ausência do gerente e do dono, é ele o responsável pelo negócio, ou seja, a responsabilidade de um capataz é muito grande.

Entre suas funções estão a de liderar o time de peões da fazenda, além de ficar responsável por fazer todas as anotações dos índices da propriedade.

Capataz deve liderar a equipe de peões da fazenda para garantir o desenvolvimento das atividades. Foto: Divulgação

O cuidado sobre reprodução, o monitoramento do peso dos animais e o próprio apontamento do que precisa ser resolvido passam por sua atribuição.

“Claro, tudo será feito conforme o próprio planejamento estipulado pelo gerente da fazenda. Mas tem um papel muito importante nos resultados”, diz Fachin.

Formação de líderes da lida no campo

Capacitação abordou conteúdos de sanidade, nutrição, pastagem, gestão, bem-estar animal e manejo reprodutivo. Foto: Reprodução

O curso abordou conteúdos como sanidade, nutrição, pastagem, gestão, bem-estar animal e manejo reprodutivo.

O capataz tem de estar muito bem em linha com a equipe de peões da propriedade para poder desenvolver todas as atividades e fazer com êxito todo o trabalho.

O reflexo de um bom trabalho representa ganhos para a fazenda, que, consequentemente, garante o trabalho no campo e uma boa remuneração aos bons profissionais.

Confira a entrevista na íntegra e saiba os grandes detalhes para a valorização desse importante trabalhador rural que é o capataz.

 

Sair da versão mobile