“Campeonato Nacional” da carne de qualidade: confira balanço do Circuito Nelore 2019

Araputanga-MT recebe nesta semana a 9ª etapa da série de abates; presidente da ACNB Nabih Amin El Aouar falou sobre o projeto ao Giro do Boi desta 4ª

Nesta quarta-feira, 17, o Giro do Boi recebeu para entrevista o presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Nabih Amin El Aouar. Em pauta esteve o balanço do Circuito Nelore de Qualidade 2019 e também as demais iniciativas da associação ao longo do ano.

O projeto está em plena evolução. Depois de passar de 11 etapas em 2018 para 26 etapas em dez estados em 2019, Nabih confirmou que a associação já recebeu contatos de parceiros no exterior para expandir o alcance do circuito para países como Paraguai, Bolívia e Equador. “A ampliação de etapas do circuito através da Friboi foi fantástica porque conseguimos, desta vez, atingir dez estados brasileiros. Nós tornamos o circuito mais democrático”, celebrou.

Nesta quarta, 17, o circuito completa a sua 9ª etapa, em Araputanga, no MT, com a participação de 930 animais. “Ontem (16) estávamos fazendo a recepção dos produtores que estão participando desta etapa do circuito, foi um momento de bate papo descontraído. Todos estão elogiando muito a iniciativa da ACNB, muito satisfeitos com esta etapa em Araputanga, que está em uma região tradicional na criação de Nelore”, disse o originador da Friboi para a unidade do município, Éden de Oliveira.

Os associados da ACNB podem ser bonificados em até R$ 10,50 por arroba pelo Protocolo Nelore Natural, conforme a qualidade das carcaças, e o vencedores de cada categoria (machos e fêmeas) também ganharão 500 quilos de suplementos minerais do Grupo Matsuda.

No balanço anual do circuito até então, já foram mais de 6 mil carcaças avaliadas. Veja abaixo:

– 19 e 20 de março em Campo Grande-MS;
– 23 e 24 de abril em Pontes e Lacerda-MT;
– 21 e 22 de maio em São Miguel do Guaporé-RO;
– 31 de maio e 1º de junho em Redenção-PA;
– 05 e 06 de junho em Araguaína-TO;
– 10 e 11 de junho em Rio Branco-AC;
– 13 e 14 de junho em Porto Velho-RO;
– 21 e 22 junho em Colíder-MT;
– 16 e 17 julho em Araputanga-MT.

+ Definidas as etapas do Circuito Nelore de Qualidade 2019; veja datas e locais

“Neste ano nós focamos em dois diferenciais. […] Nós introduzimos a avaliação de fêmeas, até então eram apenas machos, então agora nós temos ambos no Circuito Nelore de Qualidade. O segundo foco foi a importância demos ao circuito. O Circuito Nelore de Qualidade se transformou em um verdadeiro campeonato brasileiro de qualidade de carne para motivar o criador, o pecuarista brasileiro, o nelorista a se empenhar, participar de algo em que nós somos campeões”, acrescentou o presidente da Nelore do Brasil.

“Carne de qualidade, com padronização, animais precoces, acabamento de gordura… O Nelore é campeão nisso, uma raça cujos animais há poucos anos eram tidos como de pista, de leilão e, de certa forma, foi esquecida esta parte essencial dela, que é a carne. E nós estamos resgatando isto para que o consumidor brasileiro tenha o privilégio de poder consumir algo tão precioso não somente quando é produzido pela raça pura, mas também quando é por cruzamento industrial com as demais raças taurinas”, disse El Aouar.

No encerramento de sua participação, Nabih El Aouar emocionou-se ao falar sobre o modo com que enxerga o pecuarista brasileiro. “Primeiro eu gostaria dizer que você, pecuarista, é mais do que um trabalhador, é um herói por ser um produtor de alimentos, por mexer na economia do país, gerar emprego, gerar renda, gerar saúde e gerar dignidade para aqueles que participam desta cadeia produtiva. Agora você tem que se preparar. Todos nós devemos nos preparar para novos tempos. Nós vamos ter que sustentar o mundo inteiro com carne. O Brasil é o maior exportador e, com certeza, nos próximos anos, será o maior produtor de carne bovina do mundo. Vai depender de cada um de vocês. Tem que aumentar tecnologia, tem que se capacitar, tem que produzir qualidade, tem que padronizar o seu rebanho, tem que investir em genética, em nutrição, em bem-estar animal, em sustentabilidade, preservação ambiental. Esta é a responsabilidade que devemos demonstrar para todo o mundo, especialmente para o nosso consumidor. Pecuarista é sinal de confiabilidade, é sinal de vida, e é sinal de responsabilidade”, concluiu.

Veja a entrevista completa pelo vídeo abaixo:

Sair da versão mobile