O tempo seco e quente que se espalhou pelo Brasil Central nos últimos dias piora antes de melhorar. Foi o que antecipou ao Giro do Boi desta sexta, dia 20, o meteorologista e doutor em ciência ambiental pela USP Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A virada está prevista para a segunda metade da próxima semana, mas antes disso tem alívio na porção mais ao Sul do Brasil. “Uma frente fria, aí sim, vai trazer mudança no tempo nessa primeira parte, nesses próximos dias. Até o final de semana, ou segunda-feira, ela fica mais restrita ao Rio Grande do Sul”, contou.
A formação traz chuva para o RS, com temporais localizados e possibilidade de raios e granizo, além de queda na temperatura por conta de nebulosidade.
Para o Brasil Central, o especialista alertou para a baixa umidade antes que a frente fria comece a atuar no final da semana que vem. “Esse mapa de umidade não deve mudar, ele deve piorar nos próximos dias. Tem áreas com umidade armazenada abaixo dos 10%, 5%, bastante seco em toda essa região central”, mostrou.
“A virada na região central fica mais a partir da terça e quarta-feira, principalmente, quando tem essa novidade. Ar úmido até amazônico vai se deslocar sobre o Pantanal, parte de Mato Grosso do Sul, também pegando toda essa região ao sul de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, que vão ser muito beneficiados com a virada do tempo da próxima semana”, anunciou.
O meteorologista também respondeu dúvidas de telespectadores, como Alisson Silva, de Mossoró-RN, que quer saber sobre a previsão de chuvas para a região. “Agora começa o período mais seco do ano, que vai até o final de outubro e novembro, com volumes mensais que ficam abaixo dos 10 mm. Então caso ocorram chuvas nessas próximas semanas e meses, elas em geral serão muito fracas, isoladas. A chuva retorna no final do ano, a partir de dezembro, quando começa o período mais chuvoso, que na verdade ocorre ao final de janeiro, fevereiro e principalmente entre março e abril”, destacou.
Para Maria Vitória, de Rio das Antas-SC, que perguntou sobre possível virada de tempo no centro-norte do estado, Schneider explicou que há uma pequena chance de alguma instabilidade nesta sexta. “Mas a mudança mesmo para o centro-norte de Santa Catarina fica mais provável a partir do final da segunda, principalmente na terça-feira da semana que vem, aí sim, com o avanço da frente fria”, esclareceu.
A previsão completa do tempo está disponível pelo vídeo abaixo:
Foto: Reprodução / MS.gov.br