teste

CLIMA | BOLETIM PECUÁRIA

Calor de 40°C: alerta de estresse térmico para o gado no Brasil Central. Saiba mais

Entenda as previsões de chuva escassa e como as altas temperaturas afetam a pecuária na região. Assista ao vídeo

Calor de 40°C: alerta de estresse térmico para o gado no Brasil Central. Saiba mais
Calor de 40°C: alerta de estresse térmico para o gado no Brasil Central. Saiba mais

Pecuaristas, o panorama climático no Brasil Central continua a ser um desafio para a pecuária. O calor de 40°C e a seca prolongada exigem atenção redobrada, especialmente com o gado que sofre com o estresse térmico. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão do tempo completa.

Nesta segunda-feira, 25 de agosto, o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, apresentou o prognóstico no “Boletim de Pecuária – Giro do Tempo” do Giro do Boi. Ele detalhou o cenário de temperaturas elevadas e a previsão de chuvas para as próximas semanas.

Calorão e seca prolongada no Brasil Central

Bovinos em pastagem seca. Foto: Reprodução

Para Ribeirão Cascalheira, em Mato Grosso, a previsão é de tempo seco nos próximos 30 dias. As temperaturas máximas podem bater na casa dos 40°C, com mínimas entre 18°C e 25°C. As máximas de 40°C também são esperadas em Cuiabá, e 36°C em Rondônia e Tocantins.

Essa condição de calor extremo e seca prolongada é um grande alerta para o estresse térmico no gado. O meteorologista ressalta que a chuva só deve começar a retornar de forma significativa a partir de outubro, e que o produtor que planeja semear a próxima safra deve esperar a chuva se firmar.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Chuvas e temporais no Sul do país

Em contraste com a seca no Centro do país, o Sul terá um cenário de chuvas.

  • Rio Grande do Sul: A região se prepara para temporais no final de semana, com muitos raios, queda de granizo e rajadas de vento.
  • Sul: O volume de chuva será maior no Sul, em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e sul do Paraná, com a previsão de volumes que podem passar de 100 mm.

No entanto, mesmo na virada do mês, as chuvas isoladas que avançarão para o Centro-Oeste e Sudeste não serão volumosas. O pecuarista deve continuar com o manejo para a seca e o calor, e se planejar para o retorno da chuva em outubro.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.

Sair da versão mobile