PRECAUÇÃO

Bunker do apocalipse recebe sementes de pastagem brasileira

Embrapa pecuária sudeste envia sementes de pastagem brasileira de banco ativo de Germoplasma para Bunker do apocalipse

As sementes de pastagens do banco ativo de germoplasma da Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos, São Paulo, estão sendo armazenadas no Bunker mundial de sementes, localizado na Noruega. 

Além do centro de pesquisa, localizado no estado de São Paulo, a Embrapa Cerrados, do Distrito Federal, também encaminhou amostras desses materiais. Foram escolhidos 53 acessos de 15 espécies de gramíneas como amostras de parte da diversidade genética brasileira. 

Bunker Norueguês

Bunker norueguês conhecido como bunker do Apocalipse
Bunker norueguês conhecido como bunker do Apocalipse

O banco mundial de sementes foi construído na maior ilha do arquipélago de Svalbard. O bunker está no círculo Polar Ártico, no território norueguês. Ele é o maior estoque de sementes do mundo.

Essa preservação é subterrânea e foi desenvolvida para resistir a catástrofes climáticas e até explosões nucleares. Ele foi fundado em 2008 e funciona como uma cópia de segurança para conservação a longo prazo das sementes de bancos de germoplasma de todo o planeta. 

As amostras de sementes possuem uma variedade de bancos de genes que representam mais de 5.000 espécies de plantas.

A Embrapa mandou mais de 5 mil amostras de sementes de 79 espécies de plantas para Svalbard.

 

O que tem dentro do bunker?

Dentro do Bunker

A construção possui uma espécie de caverna subterrânea, dentro da montanha da ilha. As temperaturas são quase sempre entre 4 e 5 graus celsius. Sua estrutura foi elaborada para ter uma vida infinita. 

Suas camadas são separadas em três partes, situadas a 130 metros sob o nível do mar e a 120 metros de montanha adentro. 

Cada compartimento pode armazenar 1,5 milhão de amostras de sementes, todas mantidas a uma temperatura de – 18 graus celsius.  

Sua disposição é semelhante a um banco, onde cada instituição possui um local para depositar suas amostras. O armazenamento é oferecido de forma gratuita. 

 

Sementes Brasileiras 

Preservação das sementes

A Embrapa, empresa brasileira de pesquisa agropecuária, enviou quase 3.500 sementes de variedades brasileiras. Entre elas:

Milho 

O Brasil é o terceiro maior produtor de milho do mundo, ficando atrás da China e Estados Unidos. O Grão cresce em território nacional antes mesmo da colonização.

Ao longo do século 20, com a transformação da agricultura em agronegócio, o milho transformou-se em uma importante força econômica. 

Arroz

O cultivo de arroz no Brasil se tornou relevante social, econômico e político desde os tempos coloniais. 

 

Hoje em dia, o Brasil é um grande cultivador de arroz, com produtos sendo conhecidos por sua qualidade.

 

Sair da versão mobile