Brasil deixa de ganhar R$ 9 bi/ano por causa das áreas degradadas

Maior expedição do setor no Brasil, Rally da Pecuária 2018, que deve rodar 60 mil quilômetros por onze dos principais estados produtores de gado de corte, está chegando a sua reta final.  

Nesta quarta, dia 15, o Giro do Boi recebeu a visita do engenheiro agrônomo esalqueano e pós-graduado em administração rural pela UFL, Maurício Palma Nogueira, diretor da Athenagro, o braço de pecuária da Agroconsult responsável, entre outros projetos, pelo Rally da Pecuária.

A expedição, que começou em junho, é a maior do país dentro do setor e numa prévia, o especialista reafirmou a preocupação dos técnicos com as áreas degradadas nas fazendas visitadas. Nogueira disse que houve uma pequena evolução, principalmente por causa dos sistemas integrados, mas o problema ainda é crônico. Estudos da Embrapa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, tem apontado que há um número muito alto no Brasil de fazendas com suas áreas degradadas, em torno de 90%, e o entrevistado do Giro do Boi reforça que as plantas daninhas são os maiores problemas. “Essas plantas daninhas ‘furtam’ R$ 9 bilhões por ano dos pecuaristas”, diz. Ainda sobre o Rally da Pecuária, Nogueira disse que, além de coletar informações, os eventos têm contado com a palestras sobre “Planejamento e foco em ambientes turbulentos”. Também estão sendo realizadas 18 oficinas de produtividade e demais interações com produtores e técnicos.

Até este meio de agosto já foram concluídos cinco, dos sete roteiros programados, que já passaram por oito estados: Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Pará. Ainda serão percorridos nos dois roteiros remanescentes os pólos produtores de mais três estados: Mato Grosso, Rondônia e Acre.

Veja a agenda abaixo:

 

EQUIPE 6

21 de agosto: Alta Floresta-MT
22 de agosto: Nova Bandeirantes-MT
23 de agosto: Cotriguaçu-MT
24 de agosto: Juína-MT
25 de agosto: Vilhena-RO

 

EQUIPE 7

26 de agosto: Vilhena-RO
27 de agosto: Pimenta Bueno-RO

28 de agosto: Ji-Paraná-RO

29 de agosto: Ariquemes-RO

30 de agosto: Rio Branco-AC

31 de agosto: Rio Branco-AC

 

Dentro destas rotas, já estão programados encontros oficiais dias 21/08  (Alta Floresta-MT, 27/08 (Pimenta Bueno-RO) e 31/08 (Rio Branco-AC).

 

Sair da versão mobile