Bovinos das raças Brahman, Tabapuã, Araguaia e Purunã. Um especialista trouxe dicas importantes para aproveitar melhor essas raças. Assista ao vídeo abaixo e confira essas recomendações.
A dúvida veio da telespectadora e pecuarista Janaína Gabriela dos Anjos, do município de Castanheira (MT). A questão foi um dos destaques no quadro Giro do Boi Responde desta terça-feira, 10.
A produtora diz que quer trabalhar com o cruzamento contínuo utilizando genética Brahman, Tabapuã, Araguaia e Purunã em cima de uma vacada anelorada.
Quem deu as recomendações foi o zootecnista Alexandre Zadra, especialista em genética e cruzamento industrial de bovinos, autor do blog “Crossbreeding” e um dos embaixadores de conteúdo do Giro do Boi.
“Sempre quando for pensar em utilizar raças europeias é preciso usar também uma raça adaptada de pelo curto e que esteja adaptada ao calor”, diz.
O trabalho com as raças Brahman, Tabapuã, Araguaia e Purunã devem começar com a Purunã.
“Sobre as zebuínas, os animais vão nascer com 30% de sangue de raças do frio”, diz Zadra.
Depois pode ser cruzado com o Tabapuã e o Araguaia.
Tem dúvidas também? Mande sua pergunta
Participe do programa e mande sua dúvida sobre cruzamento industrial e demais dúvidas que você tiver na lida da fazenda.
Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.