Qual a variedade de Brachiaria que se dá melhor em áreas de morro? Quem perguntou foi o telespectador Alexandre Ferreira, do município de Itajubá (MG).
Ele explicou que sua região é cheia de morros e com sombreamento de matas.
Quem tirou a dúvida de Ferreira foi o engenheiro agrônomo Wagner Pires, no quadro Giro do Boi Responde, desta quarta-feira, 20.
Pires é pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP, consultor do Circuito da Pecuária e autor do livro “Pastagem Sustentável de A a Z”.
“É preciso procurar uma gramínea que vai perfilhar e fechar melhor no solo. Nós temos muito aquela Brachiaria Decumbens que você já deve ter na fazenda e a turma antiga plantava”, diz Pires.
No entanto, a espécie é muito suscetível ao ataque da cigarrinha.
Segundo o especialista, a melhor opção pode ser a variedade híbrida Camelo. A planta perfilha muito bem e permite proteger o solo. Além disso, este híbrido dá uma boa resposta a problemas de frio e geada.
Sombreamento
Já em relação ao sombreamento, não há uma gramínea específica para essa condição de pouca luminosidade em algumas horas do dia.
A boa notícia é que pode ser lançada uma nova cultivar entre o final deste ano e o início de 2023. A planta é específica para áreas de sombreamento.
Veja também:
- Brachiaria: qual a espécie mais resistente à cigarrinha?
- Embrapa cria a sua primeira cultivar de capim Brachiaria ruziziensis
- Saiba qual a forma ideal de manejar pastagens de Brachiaria humidicola
Tem dúvidas? Mande sua pergunta
Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta.
Mande pelo link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.