O boi gordo abatido mais cedo está entre os passos de uma fazenda mais sustentável. Quer saber o que mais pode ser feito? Assista ao vídeo abaixo e confira as recomendações.
O Giro do Boi desta segunda-feira, 17, contou com a participação de Luiza Bruscato, gerente executiva do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS).
Ela falou dos detalhes sobre a nova edição do curso que o GTPS de treinamento para adoção de práticas sustentáveis nas fazendas.
“A redução de idade de abate do boi gordo já é um dos importantes indicadores de uma fazenda sustentável”, diz Bruscato.
Além disso, o curso apresenta os principais pontos da legislação ambiental brasileira para a produção de boi gordo, jovem, lucrativo e verdadeiramente sustentável.
O cumprimento da legislação ambiental, que é uma das mais rigorosas do mundo, mostra como o pecuarista está realmente comprometido em estar em linha com a sustentabilidade de seu negócio.
“O pecuarista, de fato, está realmente preocupado com o assunto. Já trabalho nessa área a cerca de 12 anos e a pecuária brasileira teve uma evolução gigantesca nesse período quando o assunto é sustentabilidade”, diz Bruscato.
O curso de treinamento do GTPS
Este será o 6º curso de treinamento do GTPS. Será on-line e terá dois dias de duração. O primeiro dia de atividades será no dia 24/10, segunda-feira; o último dia do curso será no dia 31/10, segunda-feira, também.
Ao todo serão 16 horas de treinamento para formação e profissionais mais capacitados numa pecuária sustentável.
A iniciativa é voltada para técnicos agropecuários, zootecnistas, engenheiros agrônomos, médicos veterinários e até para produtores rurais.
As linhas de treinamento para um boi gordo sustentável
O treinamento do GTPS possui cinco linhas básicas de treinamento e são baseados no Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável (Gips).
As linhas são de gestão, comunidades e trabalhadores, meio ambiente e cadeia de valor.
Ao final, os participantes receberão três relatórios apontando o nível de sustentabilidade do negócio.
Outro de comparativo com o seu desempenho regional, e um terceiro mostrando os próximos passos para que a fazenda continue evoluindo nos negócios.
Para participar envie um e-mail para o GTPS: gtps@gtps.org.br. O curso tem vagas limitadas. São 50 vagas a cada curso.