Quer saber como garantir que o boi fique gordo, são e salvo? O Giro do Boi desta quarta-feira, 27, deu dicas importantes para evitar a morte de bovinos por causa da oscilação de temperatura.
As dicas foram do médico veterinário João Câncio, coordenador regional dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul da Vetoquinol Saúde Animal.
O especialista fez o alerta para a sanidade dos bovinos de corte seja no pasto, seja em terminação em confinamento.
“Esse período é muito crítico. Essas oscilações de temperatura interferem diretamente na parte imunológica dos animais. Vemos inclusive muitos casos de animais com pneumonia”, diz Câncio.
Se não for tratada, a pneumonia pode levar o bovino a uma mortalidade muito rápida, segundo o especialista.
O problema é agravado pela intensidade de poeira e a baixa umidade do ar. Essas condições fazem com os animais se infectem mais rapidamente.
Sobe e desce da temperatura
Não é comum, mas o inverno este ano tem até deixado as temperaturas mais quentes. Isso vem acontecendo especialmente em regiões de referência de produção de bovinos de corte como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo.
Mato Grosso tem chegado a máximas beirando os 40°C e, nessa semana, as mínimas estão em torno de 18°C.
Formas de tratamento
Com um bom planejamento e medicamentos a disposição, o produtor tem como adotar tratamentos preventivos com um bom cronograma de sanidade animal.
Para isso, entre os produtos que não podem faltar na farmácia da fazenda estão medicamentos veterinários como antibióticos, soro e vitaminas para o gado.
O importante é o pecuarista não descuidar de monitorar bem o rebanho para poder identificar a doença o mais rápido possível e partir para o tratamento.
Confira no vídeo acima os detalhes para garantia da sanidade do gado na fazenda.