Boi de corte ou vaca leiteira? Qual bebe mais água?

Confira a resposta do médico veterinário Fernando Loureiro sobre as explicações entre os dois tipos de animais

O quadro Giro do Boi Responde desta quarta-feira, 3, também tirou a dúvida do pecuarista Bruno Dantas, do município de Palmital (SP). O produtor tem gado de corte e de leite. Entre as raças, ele trabalha com Gir, Jersey, Angus e Nelore.

“Existe alguma diferença no consumo de água entre essas raças?”, perguntou o produtor.

O esclarecimento foi dado pelo médico veterinário Fernando Loureiro, especialista em assunto relacionados à qualidade e importância da água para o gado.

VEJA TAMBÉM | Quais os cuidados que se deve ter com os reservatórios da fazenda

O maior consumo de água é de raças leiteiras, segundo o especialista. A justificativa para isso é por conta da produção leiteira.

“É muito comum ver animais de produção leiteira a ingestão voluntária de água passar dos 100 a 120 litros. Conforme o nível de produção e do tamanho da vaca, esse consumo pode passar de 180 litros de água por dia”, diz Loureiro.

Para cada litro de leite produzido, a vaca precisa tomar de três a quatro litros a mais sobre o consumo diário do animal. Se o animal produzir 15 litros de leite por dia, a necessidade de água é aumentada de 45 a 60 litros por dia.

Gado europeu

Já na comparação de bovinos taurinos e zebuínos, os taurinos são os que possuem mais sede, para fazer seu controle térmico corporal.

“Em função do clima e da temperatura ambiente, a cada 5°C mais quente durante o dia, numa temperatura média no dia, de 24°C para 29°C ou 30°C, podemos falar de 10  a 12 litros a mais nos dias muito quentes para poder fazer essa troca de calor”, explica Loureiro.

Gado de corte

Segundo Loureiro, os animais consomem água de modo em função de seu peso vivo. O porcentual médio é a saciedade referente a 10% do peso de vivo. Animais com 300 quilos, espera-se um consumo médio de 30 litros de água por dia. Já um gado de 400 quilos, o consumo médio deve ser de 40 litros por dia. 

Confira a resposta na íntegra no vídeo abaixo:

Tem dúvidas?

Faça como a telespectadora acima e participe do programa. Mande sua pergunta sobre qualidade de água para o rebanho, pastagem, manejo nutricional ou demais dúvidas que você possa ter na lida com a fazenda. Envie sua pergunta pelo Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Sair da versão mobile