Saiba turbinar o boi castrado. Um especialista dá dicas de como levar o animal chegar a 22 arrobas de peso, atingindo um desempenho de um boi inteiro. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes.
O tema de castração de bezerro foi um dos destaques do quadro Giro do Boi Responde desta segunda-feira, 16.
A dúvida veio do telespectador e pecuarista Hercílio Silva, do município de Anagé (BA). Ele escreveu ao Giro do Boi sobre desempenho de gado castrado. Ele quer fazer a castração de seus bezerros e levá-los até as 22 arrobas de peso com o mesmo desempenho de um animal inteiro.
Quem deu as recomendações necessárias foi o médico veterinário e consultor agropecuário Ademir Ribeiro, um dos grandes embaixadores de conteúdos do Giro do Boi.
Castração de bovino logo após o nascimento
Para o especialista, é possível, sim, chegar a uma terminação de boi com 22 arrobas de peso desde que se castre o macho ao nascimento.
“É importante que sejam bovinos de raças grandes, como, por exemplo, raças italianas como Marchigiana, Chianina e raças continentais tipo o Charolês”, diz Ribeiro.
Nutrição adequada a bovinos castrados
Além da castração, é importante também se pensar numa genética adequada para turbinar os resultados.
Com o fornecimento de uma ração energética e com proteína de até 20%, os animais passaram a ter bons resultados num confinamento de cerca de 90 a 100 dias.
Ainda tem dúvidas? Mande sua pergunta
Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.
Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.