O Grupo Etco (Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal), fruto do trabalho da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCAV-Unesp) direcionado a bem-estar animal, lançou em 2014 uma série da manuais de boas práticas de manejo tanto para bovinos de corte quanto para bovinos de leite. Os livretos agregam dicas concisas e objetivas relacionadas a assuntos como transporte, vacinação, cria, identificação, curral – projeto e construção – e embarque.
Já em 2017, as publicações foram relançadas com o apoio da JBS. Para ajudar na disseminação das boas práticas entre os agentes da cadeia produtiva, a companhia, além de viabilizar a impressão de nova remessa de material físico, também disponibiliza para download os livros virtuais em diversas plataformas.
O produtor interessado no conteúdo tem a possibilidade de baixar as novas versões gratuitamente, inclusive para imprimir posteriormente, clicando nos links abaixo:
+ Download – Manual de Boas Práticas de Manejo no Curral
Resumo
O dia a dia de trabalho nas fazendas de bovinos de corte envolve a realização de várias atividades, muitas delas precisam ser realizadas nos currais de manejo, onde é possível se ter maior controle sobre os animais. Frequentemente as situações que envolvem o manejo dos bovinos no curral são erroneamente assumidas como fontes inevitáveis de estresse e que resultam em alto risco de acidentes, tanto para os vaqueiros quanto para os bovinos que estão sendo manejados, e que nada pode ser feito para evitar esses problemas. Entretanto, mesmo nas situações em que procedimentos estressantes não possam ser evitados, muito pode ser feito para minimizá-los. Por exemplo, com a adoção das boas práticas de manejo podemos minimizar o estresse e a dor resultantes da castração ou da aplicação de vacinas e medicamentos, favorecendo o bem-estar dos animais. Para tanto, é necessário que ocorra uma mudança de atitude, que implica primeiramente no respeito para com os bovinos, reconhecendo-os como seres sencientes – que têm capacidade de sentir dor, medo e também contentamento – para, em seguida, adotar estratégias de manejo que levem em conta o bem-estar dos animais e seus comportamentos naturais. Este manual tem como objetivo oferecer uma série de recomendações práticas sobre como realizar os procedimentos de manejo dos bovinos no curral com mínimo estresse, menor risco de acidentes e maior eficiência na realização do trabalho.
+ Download – Manual de Boas Práticas de Manejo: Confinamento
Resumo
A terminação de bovinos em confinamento traz uma série de vantagens para a cadeia produtiva da pecuária de corte, contribuindo para um maior equilíbrio na oferta de animais terminados ao longo do ano, redução na pressão sobre as pastagens durante o período de seca e diminuição da idade de abate. Entretanto, o ambiente de confinamento pode ser muito desafiador para os bovinos, principalmente quando eles são mantidos sob condições de criação e de manejo que não levam em conta suas necessidades e capacidades individuais de adaptação, gerando estresse intenso e prolongado. Quando mantidos sob essas condições desafiadoras, os bovinos enfrentam graves problemas de bem-estar e têm seu desempenho prejudicado. O objetivo com este manual é apresentar uma série de recomendações de boas práticas de manejo que têm potencial para minimizar o risco de falhas de adaptação dos bovinos ao confinamento e evitar situações que resultam em sofrimento. Com a adoção dessas recomendações espera-se promover o bem-estar dos animais, facilitar o trabalho dos colaboradores e aumentar o lucro dos produtores.
+ Download – Manual de Boas Práticas de Manejo: Bezerros ao Nascimento
Resumo
“Este manual foi desenvolvido com base nos conhecimentos adquiridos ao longo de 10 anos de estudos, quando foram realizadas observações do comportamento de vacas e bezerros logo após o parto, bem como de suas interações com humanos durante a realização dos manejos de rotina. Após a elaboração do manual tivemos o cuidado de testar as recomendações na prática, em fazendas comerciais. Com isto pudemos identificar pontos críticos e proceder às correções e ao detalhamento necessários. Entretanto, apesar de todo este cuidado, ainda existem pontos que podem ser melhorados. Solicitamos aos leitores que nos enviem suas opiniões e sugestões, pelas quais agradecemos antecipadamente. Acreditamos que o conteúdo deste manual será útil para grande parte das fazendas que desenvolvem a fase de cria de bovinos de corte”.
+ Download – Manual de Boas Práticas de Manejo: Curral – projeto e construção
Resumo
“As recomendações deste manual foram baseadas em anos de trabalho de técnicos e pesquisadores. Destaque especial é creditado à Dra. Temple Grandin, professora e pesquisadora da Universidade do Estado do Colorado, nos Estados Unidos, cujas ideias e pesquisas sobre o comportamento e o manejo de bovinos e, em particular, seus projetos de currais serviram de inspiração para a elaboração deste manual e têm orientado a definição de estratégias para o desenvolvimento de currais adaptados às realidades brasileiras”.
+ Download – Manual de Boas Práticas de Manejo: Embarque
Resumo
“Grande parte das recomendações apresentadas neste manual foi desenvolvida durante pesquisa realizada na Agropecuária Jacarezinho, em Valparaíso-SP, sob coordenação da equipe técnica do Grupo ETCO. A partir da caracterização de pontos críticos no manejo de embarque de bovinos foram propostas estratégias para adequação das instalações e das ações de manejo. Os resultados foram positivos, com redução de estresse e diminuição na frequência de contusões nas carcaças. A partir desses resultados foram realizados novos testes em outras fazendas, com o propósito de validar os procedimentos descritos neste manual. Essas experiências foram importantes para ajustar as recomendações do manual, tornando-as mais adequadas à realidade prática do dia a dia das fazendas de bovinos de corte e de simples aplicação”.
+ Download – Manual de Boas Práticas de Manejo: Identificação
Resumo
“Este manual foi desenvolvido com base nos resultados de pesquisas realizadas pelo Grupo ETCO e na experiência de várias pessoas que contribuíram para a sua elaboração. Foram cinco anos de estudos e de trabalho sobre a identificação de bovinos, criando muitas oportunidades para a troca de experiências com técnicos, pecuaristas e vaqueiros. As recomendações apresentadas neste manual foram validadas em várias fazendas de bovinos de corte, com destaque para a Estação Experimental de Zootecnia de Sertãozinho-SP e a Agropecuária Jacarezinho, Valparaíso-SP”.
+ Download- Manual de Boas Práticas de Manejo: Transporte
Resumo
“O transporte de bovinos é uma atividade importante na cadeia produtiva da carne. Milhares de bovinos são transportados todos os dias em nosso país, sendo seu principal destino, os abatedouros. Dadas as características geográficas e de infraestrutura, o transporte rodoviário é o mais utilizado no Brasil. Mesmo sob boas condições e em viagens curtas, os bovinos mostram sinais de estresse, que se agrava em situações adversas. Animais estressados sofrem e, com isso, há maior probabilidade de ocorrerem problemas com a carne, sendo que em situações extremas pode inclusive resultar a morte dos animais. Durante o transporte a intensidade de estresse é variável, dependendo da forma com que os animais são manejados, das condições em que são transportados, da duração da viagem, das condições das estradas e do clima, dentre outros. Os principais problemas durante os manejos de embarque e transporte são: agressões diretas, formação de novos grupos, instalações inadequadas e transporte inadequado”.
+ Download- Manual de Boas Práticas de Manejo: Vacinação
Resumo
“Este manual foi desenvolvido com base em pesquisa realizada pelo Grupo ETCO-UNESP (Chiquiteli Neto, M., Paranhos da Costa, M.J.R., Páscoa A.G. e Wolf, V., 2002, Manejo racional na vacinação de bovinos Nelore: uma avaliação preliminar da eficiência e qualidade do trabalho. In: L.A. Josahkian (ed.) Anais do 5º Congresso das Raças Zebuínas, ABCZ: Uberaba-MG, p. 361-362) na Fazenda São Marcelo, em Tangará da Serra-MT. Foram acompanhados os procedimentos usuais de vacinação para identificação de pontos críticos. A partir da caracterização dos principais problemas, foi definida uma nova forma para vacinar bovinos de corte, o Manejo Racional na Vacinação, cujo conteúdo é apresentado neste manual. Os procedimentos descritos no manual foram validados pela implementação do Manejo Racional na Vacinação em várias fazendas comerciais. Essas experiências nos ajudaram a melhorar o manual, ajustando as recomendações e procedendo as correções e detalhamentos necessários para melhorar sua aplicação na prática”.