Boa notícia: mudanças no tempo caracterizam início da estação chuvosa

Segundo coordenador do Inmet, precipitações voltam a cair de forma regular em boa parte do país; fim de semana tem previsão de granizo para SP, MG, GO, MS e MT

Segundo disse na previsão do tempo o meteorologista e doutor em ciência ambiental pela USP Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está “caracterizado o início da estação chuvosa” para o Brasil Central, conforme indicaram mudanças do tempo nos últimos dias.

“O canal de umidade começa aos poucos a ser conectado entre a Amazônia e a região Centro-Oeste e Sudeste do Brasil […]. A umidade chegando da Amazônia vai começar a provocar chuvas em maior volume, com maiores precipitações acontecendo nesta área, que está precisando, principalmente na região de Mato Grosso do Sul, São Paulo, depois Minas Gerais, Goiás, até mesmo interior da Bahia. Os próximos dias e semanas vão ter a volta da precipitação”, anunciou a boa nova o especialista.

UMIDADE

A chuva ainda irregular dos últimos já serviu também para aliviar os efeitos da seca. “A umidade do solo melhorou em parte da Região Sul. Também teve uma pequena melhora no interior de São Paulo. O interior de São Paulo volta a ter chuva mais volumosa na outra semana”, antecipou.

“Os próximos dias têm essa cara bem típica da primavera, com pancadas de chuva, trovoadas em alguns pontos. A chuva vai se concentrando da tarde para noite, mas acontecendo em grande parte das regiões brasileiras”, acrescentou Schneider.

TEMPORAL

O meteorologista revelou até mesmo previsão de granizo para algumas regiões. “Mapas de sábado, domingo e quarta-feira mostram essas regiões com potencial de pancadas de chuva, inclusive granizo. […] Mostrando nesta sexta, também na virada do sábado para domingo, as condições nesses próximos três dias seriam mais na divisa de São Paulo com Minas Gerais, Triângulo Mineiro, sul de Goiás, norte de Mato Grosso do Sul, onde já tivemos relatos de chuvas bastante fortes na região de Cassilândia. Então essas áreas devem ter granizo nesses próximos três dias, também pegando algumas áreas de Mato Grosso”, detalhou.

“Semana que vem, como é primavera, a situação do tempo, as massas de ar se deslocam muito rapidamente. Então há expectativa de uma estabilidade de altos níveis, […] Ela vai se deslocar para Região Central e vai favorecer, aí sim, que a partir de segunda-terça e quarta-feira da semana que vem que as chuvas fiquem mais concentradas nesta metade central, começando a ficar mais em direção à Bahia, norte de Minas Gerais, Tocantins. Então essas regiões, sim, vão ter caracterizado o início da estação chuvosa”, concluiu.

Foto: Reprodução / Semar-PI

Pelo vídeo a seguir é possível assistir a previsão do tempo completa:

Sair da versão mobile