No espaço “De Bem Com a Comida” no Giro do Boi desta sexta, 25, a apresentadora Gilda Bley trouxe mais uma dica de comida reconfortante para o frio esperado para se espalhar pelo país ao longo dos próximos dias: polpetone recheado com queijo. O toque especial fica por conta do blend indicado pelo chef e crítico gastronômico Wanderley Nunes.
“É um prato que eu tive altas dicas dos melhores chefs. Eu faço crítica gastronômica na revista Versatille e eu trouxe aqui um polpetone que eu acho uma coisa incrível. Agrada a todo mundo, é um prato leve e fácil. Vamos criar facilidade para as pessoas agora. Vamos mostrar quanto é fácil”, destacou.
Um dos diferenciais do polpetone, conforme salientou Nunes, é sua textura – fruto de um blend especial de carnes e outros componentes.
“Esse polpetone tem uma coisa muito importante: chama blend. Blend é a mistura da carne, então você pode por picanha, patinho, peito. Aqui existe também a pancetta, que é uma carne de porco”, explicou.
A pancetta é dourada em frigideira antes de entrar no mix do polpetone, junto com um pão desmanchado em 200 ml de leite, uma “extravagância” da receita. “Nós vamos deixar dez minutos aqui. Como o pão já derreteu, ele não pode ter textura dentro da carne. Ele tem que ser derretido. Fizemos aqui a pancetta, vamos colocar 350g de patinho, de maminha. […] Uva passa – 90g. Vamos colocar salsinha com um pouquinho de cebolinha, castanha-do-pará (já picada e tostada). Agora vamos colocar sal e pimenta a gosto, o blend está perfeito”, aprovou. “É uma arte e é nobreza cozinhar para alguém”, observou Wanderley.
“Isso vai dar uma textura diferente pro polpetone”, comentou a apresentadora Gilda Bley.
Feito o blend, o chef demonstra como recheia os polpetones com queijo. “Dobramos de uma forma muito cuidadosa”, frisou. Na sequência os bolos de carne recheados vão para a frigideira untada em óleo e depois umidificada com azeite. Nunes ainda aplica uma camada de queijo ralado por cima, incorporando ao polpetone com o uso de um maçarico.
+ Acesse aqui a receita completa e o modo de fazer do polpetone rechado
“Vamos ao molho: para quatro pessoas, 200g de manteiga e nós vamos queimar essa manteiga. Nós temos que deixar ela com cor de castanha. […] Agora coloque quatro conchas de molho de tomate, deixamos ferver por cinco minutos. Pode colocar 200g (de queijo), mais cinco minutos fervendo com o queijo. […] Vamos bater no liquidificador. Percebemos já a textura do molho. […] Agora cinco minutos de fervura, (coloca-se o polpetone), colocamos o manjericão e vamos assar cinco minutos a 180º C. Ele vai ficar levemente mal passado por dentro”, detalhou o chef.
“Esse é o nosso polpetone, a estrela do prato. Ela vai cortar no meio para vocês verem que o queijo está ali, guardadinho, e ele está um pouquinho vermelho no meio”, descreveu.
PARA ACOMPANHAR…
Como acompanhamento, Gilda Bley sugeriu um arroz de tomate, que ao invés da água leva molho de tomate para o cozimento. “em diferente do arroz tradicional e eu tenho certeza que você vai adorar. Para começar, eu vou usar um tempero caseiro cuja receita você encontra no canal do YouTube do De Bem com a Comida. Ele tem cebola, alho, ervas e várias outras coisinhas que você vai encontrar lá. […] Três colheres do tempero, ligue o fogo, use azeite de oliva com mais ou menos uma xícara e meia de arroz e, ao invés da água, eu vou usar um molho de tomate caseiro delicioso. Coloquei a mesma proporção que você usaria para o arroz normal: uma medida de arroz para duas de molho de tomate. A gente tempera com um pouco de sal e deixa cozinhar em fogo médio-baixo até essa água secar”, resumiu a apresentadora.
As receitas completas do programa estão disponíveis pelo site debemcomacomida.com.br e são exibidas sempre aos domingos, às 8h30 (hora de Brasília) pelo Canal Rural.
+ Muito frio para acender a churrasqueira? Veja esta receita de maminha na caçarola!
Veja o passo-a-passo completo da receita pelo vídeo a seguir: