CADA BEZERRO IMPORTA

Bezerro: saiba o check-list sanitário ideal do nascimento ao desmame

Confira as recomendações sobre o manejo sanitário dos bezerros na entrevista com a médica veterinária Fernanda Baptistella, coordenadora de demanda de animais de produção da Vetoquinol Saúde Animal

O Giro do Boi desta terça-feira, 4, deu continuidade ao especial Cada Bezerro Importa, destacando os cuidados que devem ser tomados com esta que é a categoria mais frágil de bovinos na fazenda. Assista ao vídeo abaixo e confira.

A falta de sanidade é um dos grandes motivos da alta taxa de mortes de bezerros nas fazendas, assim como acidentes de manejo.

Quem explorou este tema foi a médica veterinária Fernanda Baptistella. Ela foi a entrevistada especial do programa e é coordenadora de demanda de animais de produção da Vetoquinol Saúde Animal.

“Os cuidados com o bezerro começam na gestação do bezerro, isso fará um bezerro ainda mais saudável”, diz Baptistella.

Check-list sanitário na fazenda para a saúde do bezerro

Aplicação de parasiticida no rebanho. Foto: Reprodução
Aplicação de parasiticida no rebanho. Foto: Reprodução

A especialista destacou a importância de um check-list sanitário tanto para a vaca quanto para o bezerro, do nascimento ao desmame.

Algumas vacinas são essenciais que estejam na farmácia da propriedade e farão uma grande diferença para se reduzir a mortalidade de bezerros.

Vacinas necessárias no rebanho

Veterinários cuidando de bezerro na fazenda. Foto: Divulgação

Entre as vacinas estão as que evitam aborto e diarreias nas vacas. Nos bezerros, o calendário sanitário pode ser iniciado aos três meses de vida, como é feito, em geral, em fazendas de gado de corte.

Entre as vacinas para os bezerros estão imunizações contra clostridioses, em especial, contra o botulismo, a brucelose nas fêmeas, a raiva e para doenças respiratórias, para evitar a pneumonia.

Confira a entrevista na íntegra para saber o como estabelecer o melhor calendário sanitário para a fazenda.

Sair da versão mobile