DÚVIDA DO PECUARISTA

Bezerro nasce com excesso de barbela. Saiba o que pode ser

Confira as explicações do médico veterinário Thiago Gomes, consultor de demanda de grandes animais da Vetoquinol Saúde Animal

Um bezerro nasceu com excesso de barbela numa fazenda de bovinos de corte no interior do País. Assista ao vídeo e confira as possíveis explicações sobre isso.

O caso do bezerro aconteceu na fazenda de Cristiano Arruda, do município de Pio 12, no Maranhão. A questão foi um dos destaques no quadro Giro do Boi Responde desta quinta-feira, 22.

Ele escreveu para o Giro do Boi dizendo que achou estranho o excesso de barbela do animal e se isso pode ser bom ou ruim.

Quem respondeu à dúvida foi o médico veterinário Thiago Gomes, consultor de demanda de grandes animais da Vetoquinol Saúde Animal.

“A causa é possivelmente de causa genética por causa de acasalamentos com maior grau de consanguinidade. O touro deve ter um maior grau de parentesco com a matriz”, diz Gomes.

Apesar do problema, o especialista diz que não deve afetar a vida produtiva do bezerro.

A única recomendação é justamente observar e monitorar os demais nascimentos vindos desse touro, para notar se há outras ocorrências. Pois, se houver outros problemas, o ideal é fazer o descarte do touro.

Tem dúvidas também? Mande sua pergunta

Participe do programa e mande sua dúvida sobre cruzamento industrial e demais dúvidas que você tiver na lida da fazenda.

Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Sair da versão mobile