Será que o bebedouro de pneu é seguro para o boi? Esse tipo de instalação tem sido bastante utilizada por ser ecológica com o aproveitamento de pneus vindos de grandes veículos.
A dúvida veio de terras bem distantes, do telespectador Dalmar Santos, que mora em Maputo, capital de Moçambique.
O país fica na costa oriental da África, vizinho à Ilha de Madagascar. O país tem o português como língua oficial.
Ele diz também que está desenvolvendo um projeto de confinamento para 7 mil bovinos e quer saber quantos bebedouros ecológicos são necessários para atender a essa demanda.
O quadro Giro do Boi Responde desta terça-feira, 26, trouxe o esclarecimento a essas dúvidas. Quem respondeu as questões foi o médico veterinário Fernando Loureiro, especialista em qualidade de água para bovinos.
Segurança do bebedouro ecológico de pneu
“Os pneus são inertes. Eles não liberam nenhuma substância que possa vir a contaminar a água ou oferecer algum risco sanitário aos animais”, diz Loureiro.
Além de serem ecologicamente corretos, os pneus são benéficos por serem isolantes térmicos para manter a temperatura da água.
Confinamento
Quanto à necessidade de bebedouros nem confinamento, Loureiro indica um espaçamento de 1 a 2 centímetros por animal.
“Pensando em baias de 100 animais, o ideal é 2 metros de área de frente para cada lado da baia para o animal acessar o bebedouro”, diz o especialista.
Tem dúvidas? Mande sua pergunta
Faça como a telespectadora acima e participe do programa. Mande as dúvidas que você possa ter na lida com a fazenda.
Envie sua pergunta pelo Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.