A falta de chuva está baixando ainda mais os índices de umidade do solo em muitas áreas no País, segundo a meteorologista Desirée Brandt, da Climatempo, no quadro Giro do Tempo, desta segunda-feira, 23. A situação pode ser cada vez mais preocupante para as pastagens na região central do Brasil.
O solo, que estava seco em grande parte do País, tende a ter cada vez menos reservas de água por conta da estiagem. As áreas mais afetadas estão em grande parte de Mato Grosso do Sul, na porção sul de Goiás e no oeste de Minas Gerais. Também há áreas com redução na umidade do solo no Paraná, Tocantins e Bahia.
Chuvas
Quanto às chuvas, elas seguem ainda volumosas nas áreas da porção norte do Brasil. As precipitações se estendem do extremo norte do País até a costa leste do Nordeste. O nível de chuvas no Nordeste influi no aumento da umidade do solo no Piauí, Ceará, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e no norte da Bahia.
Nova onda de frio
As temperaturas voltam a subir ao longo desta e da próxima semana. Entre os dias 26 e 30 de maio as mínimas podem ficar em 10°C. Essa é a estimativa para as regiões Sul, Sudeste e algumas áreas do Centro-Oeste.
No entanto, os termômetros podem cair novamente, pois há uma nova onda de frio. “Ainda não está certa a posição da próxima massa de ar polar, mas podemos ter um ensaio do que vai a pode acontecer na virada do mês”, diz Desirée.
A expectativa é que essa nova queda de temperatura aconteça nos primeiros dias de junho com mínimas de 3°C a 4°C na região Sul.
Confira no vídeo abaixo a previsão na íntegra, com detalhes para Ribas do Rio Pardo (MS) e Rondonópolis (MT):
Quer saber sobre o tempo em sua região?
Participe do programa e mande sua dúvida sobre o tempo em sua cidade. Envie sua pergunta pelo Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.