Em entrevista no Giro do Boi, o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, compartilhou boas notícias sobre o clima, com destaque para a distribuição de chuvas pelo Brasil. Segundo Müller, a chuva se espalhou de norte a sul, favorecendo a recuperação das pastagens. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão completa.
No entanto, regiões como o oeste de Mato Grosso do Sul e áreas do centro-norte do Nordeste ainda precisam de mais água, pois a seca nessas áreas aumenta o risco de incêndios.
Mapa da umidade do solo
Para o pecuarista, a previsão é animadora. Müller destacou que nuvens carregadas com raios e rajadas de vento atingirão regiões do Triângulo Mineiro, Rondônia e partes do Mato Grosso, aumentando a umidade do solo.
O meteorologista apontou que o aumento da umidade é visível no mapa, com o solo mais azulado, especialmente no Centro-Oeste, mas ainda há áreas que demandam chuvas adicionais, como o extremo oeste de Mato Grosso do Sul e o norte da Bahia.
Mapa de chuvas que devem cair
A projeção de chuvas para os próximos 15 dias segue otimista. Müller reforçou que o Mato Grosso e Goiás podem esperar volumes significativos, com chuvas que sustentam as atividades agrícolas e evitam o excesso de água que poderia atrapalhar o manejo das fazendas, especialmente durante a estação de monta.
No norte do Pará, a chuva também vem ajudando na implementação da safra, com volumes de até 80 mm em áreas como Paragominas e Santarém.
Para a última semana de novembro e início de dezembro, as previsões indicam mais chuvas no Brasil inteiro, beneficiando regiões como Minas Gerais e São Paulo, que enfrentaram incêndios severos. Em Araçatuba, São Paulo, espera-se mais de 200 mm de chuva até 13 de dezembro, um alívio para as áreas de pastagem degradadas e as plantações de cana.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.