Aprenda um truque para cozinhar o chili do jeito que os mexicanos preparam

Chef ensinou receita de pimentões recheados com molho chili e revelou segredo mexicano para deixar a receita ainda mais saborosa; veja qual é

“Essa receita é para os amantes de culinária mexicana, que assim como eu adoram dar uma apimentada, não só nos pratos, mas também na vida. E me acompanhe até o final desse vídeo porque eu vou te ensinar um truque que só os mexicanos sabem”, anunciou a chef e apresentadora Gilda Bley no espaço “De Bem com a Comida” no Giro do Boi desta sexta-feira, 16.

“Eu vou ensinar para você uma receita bem completa com todos os ingredientes aqui, mas você vem casa vai usar os ingredientes que você tiver, que eu tenho certeza que vai ficar uma delícia também”, tranquilizou.

“Eu já tenho um pouco de azeite de oliva na minha panela, mas você pode usar outro óleo vegetal. Eu vou colocar cebola picada e quando a cebola já estiver translúcida, a gente coloca o alho. E aí eu vou refogar a minha carne moída”, mostrou.

+ Chef dá dicas para você acertar o ponto da carne no churrasco de T-Bone

“Eu vou usar um pouco de vinho tinto, que agrega bastante sabor para a nossa receita. Use vinho tinto seco, espere o álcool evaporar. Como você sabe que o álcool já evaporou? A hora que você sentir o aroma na panela e não sentir mais o cheiro alcoólico”, deu a dica.

“Eu vou colocar um pouco de caldo de carne, um pouco de molho inglês. E como eu gosto sempre de dar um toque adocicado para as nossas receitas, eu vou colocar um pouquinho de mel, mas pode ser melaço, se você tiver em casa, ou uma pitadinha de açúcar, açúcar mascavo”, informou.

Depois de usar extrato de tomate na receita, a chef destacou um ingrediente que julga ser indispensável para o chili: pimentão. “É bem característico do prato e dá um sabor todo especial. Aqui eu estou usando pimentão vermelho sem as sementes, mas se você achar pimentão de outra cor, pode usar também”, afirmou.

“Agora eu vou colocar um pouco de tomate pelado, aquele em lata, mas você pode usar tomate normal mesmo ou molho de tomate. Aqui eu tenho páprica picante e páprica doce defumada, cominho, sementes de coentro em pó e gengibre em pó. Se você não encontrar o gengibre em pó, pode fazer raladinho mesmo que funciona bem”, acrescentou a chef.

Bley deu o toque apimentado da receita. “Eu vou colocar uma pimenta dedo de moça. Aqui eu estou usando com sementes porque a ideia do nosso prato é ser picante, mas se você não gosta, pode tirar as sementes que só a parte de fora dela agrega sabor e não deixa o prato picante”, ponderou.

+ Siga o De Bem com a Comida pelo Instagram

SEGREDO MEXICANO

“Lembra que eu falei que tinha um segredinho que vai mudar o seu jeito de fazer chili? Cacau em pó. Esse é o segredo dos mexicanos, e eu aprendi com um mexicano. É importante que sejam 70% a 80% cacau, que deixa aquele gostinho de cacau e não fica adocicado com gosto de chocolate” especificou.

“Além disso, toda receita de chili leva feijão. Aqui eu estou usando feijão vermelho. Eu deixei ele de molho de um dia para o outro e aí depois cozinhei numa panela convencional e agora eu vou colocar ele aqui na nossa preparação. Ele já está cozido”, contou.

“Agora eu vou finalizar com um pouco de salsinha, cebolinha e coentro picados. Use as ervas que você tiver e tempere com sal. Eu cozinhei o nosso chili por 15 minutos, que foi o tempo que eu precisei para o pimentão cozinhar, e para o nosso molho dar uma reduzida. Eu quis que o molho reduzisse porque eu vou rechear os pimentões, então eu não quero muita água”, justificou.

MAIS PIMENTÃO

Bley então separou mais pimentões para a receita, desta vez inteiros para que fossem recheados. “Eu já tirei o miolo e as sementes desse pimentão eu vou usar também mini pimentões doces que eu ganhei de presente e que ficam uma delícia na receita. São pequenininhos e fazem uma apresentação muito bonitinha também. Aqui eu recheio e não tem segredo”, resumiu.

+ Conheça todos os tipos de pimentões

Para rechear os pimentões doces, que são menores, Bley indicou um corte longitudinal do ingrediente. “Agora a gente coloca numa assadeira e, para finalizar, a gente vai ralar um queijo parmesão em cima e levar ao forno a 200º C até gratinar”, continuou.

“Nossos pimentões ficaram 40 minutos no forno a 200º C e eu não deixei só para gratinar porque a gente precisava que o pimentão também cozinhasse. Então 200º C é uma temperatura ideal também para isso. Veja que lindos ficaram nossos pimentões recheados. Esses pequenininhos para aperitivo ficam uma delícia, são bem docinhos, e esses maiores como acompanhamento de um prato ficam uma delícia”, finalizou Bley.

+ Acesse aqui a receita completa dos pimentões recheados com molho chili

Confira também:

Receita “do campo”: chef apresenta picadinho de acém com legumes al dente

Muito frio para acender a churrasqueira? Veja esta receita de maminha na caçarola!

Blend de maminha com patinho dá textura especial em polpetone recheado

As receitas completas do programa estão disponíveis pelo site debemcomacomida.com.br e são exibidas sempre aos domingos, às 8h30 (hora de Brasília) pelo Canal Rural.

O vídeo completo com a execução da receita está disponível no vídeo abaixo:

Sair da versão mobile