Aplicativo ajuda pecuarista a escolher melhor espécie de árvore para integrar às pastagens

Programa pode ser acessado gratuitamente e fornece informações que otimizam o sistema silvipastoril

A ideia surgiu a partir de um livro com uma missão nobre: auxiliar pecuaristas na identificação e seleção das melhores espécies de árvores, nativas ou exóticas, para integrar às suas pastagens em sistemas silvipastoris. Trata-se do aplicativo Arbopasto, disponível para celulares e tablets com sistema operacional Android e também para acesso pela web. O projeto é fruto de uma parceria entre unidades de pesquisa da Embrapa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, e a UFMS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

O aplicativo nasceu no livro “Guia Arbopasto”. Na publicação, estão catalogadas espécies de árvores e informações sobre possível integração às pastagens com o intuito de fornecer conforto térmico aos animais por meio do sombreamento ou os cuidados necessários a serem tomados com as espécies.

Algumas delas, como  a orelha de macaco, por exemplo, são tóxicas, podendo causar fotossensibilização. Outras potencialmente machucam homens e animais, como a castanheira, cuja queda de seu ouriço pode causar ferimentos. “Não é pra cortar a árvore, mas para tomar cuidado. Por isso o mais importante é conhecer a árvore”, ponderou em entrevista ao Giro do Boi desta quarta, 08, a doutora em zootecnia e pesquisadora da Embrapa Rondônia, Ana Karina Salman.

Em sua participação no programa, Salman explicou como o produtor pode acessar o aplicativo, que é gratuito, e como utilizar a ferramenta por meio de consultas. “A grande vantagem desse aplicativo é que ele foi construído de uma maneira que possa ser usado tanto pelo computador, na web – quando quiser ver fotos com calma, se quiser salvar também e utilizar depois – quanto você pode usar pelo seu smartphone, pelo tablet. E ele funciona offline, basta você baixar, e se você precisar andar na sua propriedade, em qualquer área onde tem espécies arbóreas nas pastagens, mas não sabe quais são, vai olhando as fotos e comparando com as que enxerga nas pastagens”, detalhou a pesquisadora.

Pela web, sobretudo para computadores desktop, o guia pode ser acessado pelo endereço https://arbopasto.cpafro.embrapa.br/. Já para plataformas Android, como celulares e tablets, o programa pode ser baixado pelo link https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.arbopasto&hl=en_US. Para quem tiver qualquer dúvida sobre o aplicativo, a doutora em zootecnia deixou à disposição o e-mail arbopasto@embrapa.br.

Pelo vídeo abaixo você confere as explicações na íntegra da pesquisadora sobre o aplicativo Arbopasto:

Foto: Mauricilia Pereira da Silva / Reprodução Embrapa

Sair da versão mobile