As chuvas voltarão a trazer alívio para o clima quente e seco que faz sobre o Brasil Centro entre setembro e outubro, embora ainda que seja de modo irregular. Foi o que projetou o meteorologista e doutor em ciência ambiental pela USP Marcelo Schneider, coordenador regional do do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na previsão do tempo que foi ao ar nesta sexta, dia 03.
“Quinta-feira já havia bastante instabilidade pegando algumas áreas de Mato Grosso, região norte do Centro-Oeste, então tendo calor e começando a haver umidade, que vem da região Amazônica, vai ser cada vez mais comum essas chuvas acontecerem. Primeiramente entre setembro e outubro, de forma irregular, e depois em novembro […] uma chuva um pouco mais constante”, detalhou o especialista.
Schneider também revelou mudanças mais a curto prazo no tempo a partir deste fim de semana. “Sábado com previsão de alguns temporais. Tem previsão de granizo entre centro-norte gaúcho, Santa Catarina e o sul do Paraná. Algumas áreas vão ter tempestade. E a outra instabilidade mais forte deve acontecer na virada do final da segunda, mas principalmente terça e quarta-feira, quando tem chance novamente de algumas pancadas de chuva fortes. A gente vai ver que os acumulados de chuva mais intensos ficam no centro-sul gaúcho. Os volumes devem passar dos 100 mm, algumas áreas podendo superar os 150 mm de chuva. As outras regiões, embora tenham chuvas mais isoladas, também devem ter chuva, principalmente de terça para quarta-feira, no sul de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul. Antes disso, algumas áreas já neste final de semana, em virtude da umidade que vem do oceano, entre Pantanal e principalmente o norte de Mato Grosso já têm algumas pancadas de chuva”, acrescentou.
Embora haja chance de temporal em áreas do Sul e pancadas de chuva no Brasil Central, a próxima grande virada de tempo ocorrerá somente em meados da próxima semana. “A grande mudança no tempo vai ocorrer novamente entre terça e quarta-feira. Com a formação de uma outra frente fria, haverá o ciclone extratropical no oceano, vai trazer novamente ar frio do centro-sul da Argentina. Até lá, as temperaturas ainda ficarão bastante elevadas, inclusive um alerta de calor forte para essa região Central do Brasil”, analisou.
“Ainda fica bastante seco nessas áreas do centro do Brasil. Os índices de umidade, a partir desta sexta-feira até domingo e segunda, ainda vão ficar abaixo dos 20% ou 15% entre o interior de Mato Grosso do Sul, principalmente leste do Mato Grosso do Sul, e centro-norte de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, áreas que vão ter calor e ainda tempo seco”, completou.
Confira a previsão completa do tempo pelo vídeo a seguir: