Em edição do Giro do Boi Responde nesta quarta, dia 1º, a pergunta veio de José Ribeiro, telespectador de Mauriti-CE. Segundo escreveu, ele quer saber se pode usar água sanitária ao invés de cloro na purificação da água para bovinos.
Conforme respondeu o médico veterinário Fernando Loureiro, a água sanitária é uma forma de cloro diluído em água. “É o hipoclorito de sódio. Então tem que se tomar o cuidado de ver qual é a concentração de cloro. Normalmente é 2 a 2,5%. Mas ele não é a forma mais eficiente”, ponderou o veterinário.
COMO LIMPAR A ÁGUA DO GADO?
Segundo reforçou Loureiro, a água sanitária não é a melhor forma para purificar a água do gado de germes e outras impurezas. Além disso, também não é a mais econômica. “O ideal seria usar as pastilhas de cloro, aquelas mesmas pastilhas que são utilizadas em flutuadores de piscina de uso doméstico. […] Você pode adquirir pastilhas tanto de 20g quanto de 200 g, as maiores, nesses comércios de produtos para piscina”, informou.
Em seguida, o veterinário lembrou que o tamanho da pastilhas vai variar de acordo com o tamanho do bebedouro.
USO DAS PASTILHAS DE CLORO
Além disso, Loureiro orientou também como fazer uso do cloro para limpar a água do gado. “Você pode utilizar o flutuador, como a gente demonstrou algumas vezes. […] Pode fazer uso daquele macarrão, como o pessoal chama, que é aquela espuma de uso da hidroginástica. Você faz um furo e adapta ali as pastilhas (veja na foto abaixo). Também pode ser usado o próprio flutuador de piscina”, completou.
Nesse sentido, o especialista explicou como o cloro age na purificação da água. “O cloro vai oxidar a matéria orgânica. A matéria orgânica é todo aquele material nitrogenado. Ou seja, de restos de pastagem, de folhas do capim, de farelo, […] pequenos insetos que flutuam e morrem na água, animais mortos, alga, de lodo. Tudo isso é matéria orgânica, é matéria nitrogenada. Isso vai servir de substrato […] para bactérias, vírus e protozoários crescerem na água e causarem algum dano, algum risco à sanidade dos animais”, detalhou.
+ Cloro de piscina pode ser usado para limpar a água do bebedouro do gado?
ALTERNATIVA
Da mesma forma, Fernando lembrou que caso o produtor não encontre nenhuma fonte de cloro, a lavagem do bebedouro é imprescindível. “Só com o fato de lavar bem os bebedouros, esfregando paredes e o fundo, removendo toda essa matéria orgânica, […] você já está fazendo bem”, concluiu.
+ Saiba com que frequência você deve lavar os bebedouros de água do seu gado
ENVIE A SUA DÚVIDA
Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
Por fim, assista a resposta completa do especialista pelo vídeo a seguir: