Água da chuva: 3 dicas para turbinar a produção de pasto e grãos 

Confira a última recomendação do especial Sistema São Matheus com o engenheiro agrônomo Mateus Arantes

A água da chuva é um recurso precioso para qualquer produtor que quer economizar com a irrigação. Então, por isso, é importante manejar bem toda a água que cai na fazenda.

No 8º e último capítulo da série Sistema São Matheus, o engenheiro agrônomo Mateus Arantes apresenta três dicas para ‘hidratar’ bem o solo para o pasto e também para a agricultura.

“Tem estudos que falam sobre a diferença de infiltração de água em áreas de vegetação natural, pastagens e lavouras. É gritante a diferença entre esses três. Ano a ano, nós estamos adensando o solo e infiltrando menos água”, diz Arantes.

A reportagem foi ao ar nesta quinta-feira, 18, no Giro do Boi.

O Sistema São Matheus é um modelo de integração lavoura-pecuária (ILP) para a região do bolsão sul-mato-grossense e que serve de modelo para recuperação de áreas solos degradados e arenosos.

Barraginhas

A barraginha pode ser uma técnica de lago de múltiplo uso como objetivo a impermeabilização para proteção ambiental. Foto: Guilherme Ferreira Viana/Embrapa Milho e Sorgo

A primeira dica do especialista é o produtor adotar a técnica de barraginhas. A técnica nasceu da Embrapa e ajuda muitos pecuaristas e agricultores pelo País.

“A barraginha é uma técnica muito consolidada especialmente no Estado de Minas Gerais”, diz Arantes.

Técnica australiana

Outra dica vem lá da Austrália. É chamado de Keyline (lê-se quílain). Ela foi um método desenvolvido por Percival Alfred Yeomans, um engenheiro de minas.

“Essa técnica significa fazer barragens num ponto específico do terreno. As barragens são interligadas por canais ou por terraços em desnível e isso faz com que a água fluísse melhor dentro da propriedade”, diz o especialista.

Cobertura vegetal

Outro ponto importante para sempre manter o solo com nível de umidade é a manutenção de uma cobertura vegetal.

“É importante o produtor dar uma atenção especial ao manejo de água. A fazenda pode estar perdendo mais água do que deveria”, diz Arantes.

Confira no vídeo acima a reportagem da íntegra com a dica do especialista. Aqui você também pode conferir todos os vídeos da série Sistema São Matheus.

Sair da versão mobile